Rio Grande do Norte

Grupo Fragnani Cerâmicas chega ao Centro Industrial de Macaíba

O grupo, com fábricas presentes nos estados de São Paulo e Bahia, chega ao Rio Grande do Norte com objetivo de se aproximar ainda mais da região Nordeste

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta quinta-feira (16) a instalação de uma fábrica do Grupo Fragnani Cerâmicas no estado. O grupo, com fábricas presentes nos estados de São Paulo e Bahia, chega ao Rio Grande do Norte com objetivo de se aproximar ainda mais da região Nordeste e atender uma crescente demanda de produtos cerâmicos.

A empresa será a 20ª instalada no Centro Industrial Avançado de Macaíba, após o trabalho de revitalização da área e aplicação de incentivos fiscais para empresas. “O Proedi tem se revelado instrumento atrativo para a promoção do desenvolvimento econômico do nosso estado. É com muito prazer que dou boas-vindas ao Grupo Fragnani, que vai contribuir ainda mais com crescimento do RN, principalmente na geração de emprego”, disse a governadora Fátima Bezerra, que completou: “o RN é líder na produção energética nacional e assume protagonismo na diversificação das matrizes energéticas, o que torna o estado ainda mais atrativo para empresas”.

Para o diretor superintendente do Grupo Fragnani, Fernando Cardoso, a chegada ao Rio Grande do Norte também pode incluir um futuro projeto inovador ligado a energias renováveis. “Temos objetivo de trazer ainda mais inovação, com um sistema de produção diferenciada a seco do porcelanato, utilizando o sistema de placas solares, o que pode reduzir o custo do produto. Vamos colocar em prática na Bahia e o objetivo é levar para o Rio Grande do Norte em grande escala”, explicou.

Grupo Fragnani

O Grupo possui três indústrias cerâmicas: Tecnogres e Incenor, instaladas em Dias d’Ávila, na Bahia, e a empresa sede Incefra, localizada em Cordeirópolis, em São Paulo. Além da Mineradora Água Branca, que foi criada para suprir a demanda de matéria prima da Incefra. As marcas desenvolvem produtos com formatos mais adequados ao mercado, maior velocidade de aplicação, melhor estética de assentamento e menores perdas. É considerado o 8º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo, segundo dados divulgados em outubro de 2020 pela revista Ceramic World Review.

Proedi

Ao todo, 67 novas empresas foram cadastradas desde a criação do novo Programa. Criado em 2019, o Proedi visa desenvolver a atividade industrial no Rio Grande do Norte. Assim como outros incentivos criados ou modernizados pelo Estado, o Programa tem como uma de suas metas a interiorização do desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento industrial nas 10 regiões do estado.

A redução na carga tributária permite às empresas beneficiárias a realização de novos investimentos, favorecendo o aumento na produtividade e a expansão de mercado.

Centro Industrial Avançado (CIA)

O Centro Industrial Avançado (CIA) localizado no município de Macaíba, compõe atualmente, juntamente com Distrito Industrial de Natal (DIN), o Programa de Áreas Industriais, ambos com características de infraestrutura similares e de fácil acesso às grandes rodovias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.