Rio Grande do Norte
Tendência

Governo reconhece situação de emergência em duas cidades do Rio Grande do Norte

Com essa medida, o governo federal busca dar suporte a essas cidades potiguares, severamente afetadas pela estiagem.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (11), a situação de emergência nos municípios de Almino Afonso e Florânia, localizados no estado do Rio Grande do Norte. A decisão foi oficializada com a publicação da Portaria nº 3.428 no Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento da emergência, as prefeituras de Almino Afonso e Florânia estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Essas ações podem incluir a compra de cestas básicas, fornecimento de água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza residencial, higiene pessoal e de dormitório.

Até o momento, o Rio Grande do Norte conta com 49 reconhecimentos federais de situação de emergência em vigor. Desse total, 45 são decorrentes de estiagem, dois por seca e outros dois por chuvas intensas, refletindo os impactos climáticos que o estado enfrenta.

Como solicitar recursos

Os municípios que obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem requisitar recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), disponível no link S2iD. A solicitação é realizada com base nos planos de trabalho apresentados pelas prefeituras, e a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e valores solicitados. Caso o pedido seja aprovado, uma portaria será publicada no DOU, especificando o valor a ser liberado.

Para auxiliar no uso do sistema e na gestão de desastres, a Defesa Civil Nacional oferece diversos cursos a distância com o objetivo de capacitar e qualificar agentes de proteção e defesa civil nos níveis municipal, estadual e federal.

Com essa medida, o governo federal busca dar suporte a essas cidades potiguares, severamente afetadas pela estiagem, garantindo o fornecimento de recursos essenciais para amenizar os impactos do desastre natural.

Governo reconhece situação de emergência em duas cidades do Rio Grande do Norte
Governo reconhece situação de emergência em duas cidades do Rio Grande do Norte – Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.