O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, autorizou o envio de mais 70 profissionais da Força Nacional para reforçar a capital do estado. A viagem do grupo deve acontecer ainda nesta quinta-feira (21).
“O governo federal tem um compromisso inadiável de auxiliar os entes federados quando se faz necessário, por isso atendemos a uma solicitação do governo do Rio Grande do Norte e determinamos um reforço imediato na operação que a Força Nacional desenvolve no estado desde fevereiro”, explica Jardim.
A aeronave com as equipes tem decolagem prevista para o início da noite, na base aérea de Brasília (DF), com destino à de Parnamirim (RN). O transporte da tropa deve acontecer em um modelo Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira.
“Esse efetivo extra deve se somar aos cerca de 120 homens e mulheres que já atuam em apoio aos órgãos policiais e de perícia potiguares”, informa o secretário nacional adjunto de Segurança Pública, Alexandre Mota.
Além da Força Nacional, o Ministério da Justiça mantém em Natal, desde janeiro, a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional, em apoio ao sistema prisional do estado.
Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em 10 estados.
Greve
Em função das dificuldades financeiras que o Rio Grande do Norte enfrenta, os salários de muitos servidores atrasaram, o que resultou, segundo a Secretaria de Segurança, em uma “greve generalizada” e na paralisação de policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários.
A maior parte do efetivo da Polícia Militar não tem saído dos quartéis. Com isso, há relatos de saques ao comércio em Natal e roubos de veículos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.