O Governo do Rio Grande do Norte atingiu uma importante marca na recuperação da malha rodoviária estadual: já são 500 quilômetros de estradas restauradas, contemplando trechos estratégicos para o transporte de cargas, o turismo e o deslocamento diário de milhares de pessoas. Essa extensão equivale à distância entre Natal e Fortaleza, trazendo benefícios diretos à segurança e à economia local.
Entre os trechos restaurados, o mais extenso é o da RN-288, que conecta Acari a Caicó, no Seridó. Com 53 quilômetros, o trajeto passou por reconstrução estrutural, pavimentação, e recebeu sinalização horizontal e vertical. A reforma também incluiu a readequação de pontos críticos para suportar o transporte de cargas. “Há décadas, essa estrada não passava por uma reforma de verdade”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
Outro trecho concluído foi o da RN-177, entre Pau dos Ferros e São Miguel, no Oeste potiguar. A rodovia, que é uma rota essencial para o comércio e a integração com o Ceará, recebeu investimentos de R$ 30,79 milhões para a recuperação de seus 41 quilômetros. Já no Agreste, a RN-093, que liga o entroncamento da RN-003 a Passa e Fica, até a divisa com a Paraíba, também foi restaurada.
Na Região Metropolitana de Natal, a RN-312, conectando Macaíba a São Gonçalo do Amarante, está em fase final, com conclusão prevista para dezembro. A obra, de 12 quilômetros, custou R$ 9,91 milhões e já passou pela pavimentação, restando apenas a sinalização viária.
Benefícios para as comunidades locais
Moradores das áreas beneficiadas comemoraram as melhorias. Francisco Roseno da Silva, agricultor da comunidade Barro Duro, em Macaíba, relatou impactos positivos no comércio. “Hoje trouxe banana, cebola e batata, e já vendi quase tudo. A pista melhorou muito o meu negócio”, afirmou. Ele e outras 12 famílias da região dependem da agricultura familiar, que agora tem mais facilidade para escoar a produção.
Luciano Rocha, marceneiro de São Gonçalo do Amarante, ressaltou a melhora na logística e na segurança. “Antes, a estrada era muito esburacada e perigosa. Agora parece um tapete, até parece rodovia federal”, comentou.
Para a comerciante Maria de Fátima Ferreira, de 61 anos, o aumento no fluxo de veículos deve alavancar as vendas em seu bar. “Sempre arrumavam a estrada de forma paliativa, mas agora o trabalho foi bem feito. Espero ter muita gente agora comendo o meu churrasquinho.”
Foco no desenvolvimento regional
O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, em sua primeira fase, está investindo R$ 428 milhões para reabilitar a infraestrutura rodoviária. Esses recursos foram obtidos por meio da adesão do estado ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). Segundo o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, o governo já está finalizando um novo plano para 2025, que prevê a restauração de 770 quilômetros adicionais. Além disso, está em negociação com o Banco Mundial um contrato para o Programa Governo Cidadão, que permitirá a recuperação de 400 quilômetros de rodovias e a construção de outros 100 quilômetros.
O trecho da RN-015, que conecta Mossoró a Baraúna, é outro exemplo de obra estratégica, facilitando o escoamento da produção industrial e agrícola, além de beneficiar trabalhadores e estudantes. “A recuperação dessa estrada, além de diminuir consideravelmente os riscos de acidentes, melhorou bastante o fluxo. É uma conquista gigante para a região”, afirmou Jackson Douglas, morador de Baraúna.
Na primeira fase do programa, 10 trechos rodoviários foram restaurados, como a RN-233, que liga Assu a Triunfo Potiguar. Essa rodovia é uma peça-chave para o escoamento de produtos agrícolas e o fortalecimento de novos mercados.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.