A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta segunda-feira (26) a diretoria da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, para tratar dos investimentos no Rio Grande do Norte, que vai receber 60 novos parques nos próximos anos. Com a presidente-executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum e com o seu diretor técnico, Sandro Yamamoto, a governadora tratou da logística de transporte das peças para as torres, licenças ambientais e segurança.
Os novos parques eólicos no RN vão contar com a tecnologia mais recente que ampliou o dimensionamento das torres, que passarão a ter pás de 74 e 93 metros de comprimento. Até agora as pás têm 50 metros. Isso exigirá uma logística diferenciada para o transporte do porto de Natal até os campos no interior do Estado.
“Estamos tratando dos novos investimentos para o Estado que vão gerar crescimento econômico, renda e oportunidades de trabalho. Nossa administração dialoga e é parceira do setor empresarial. Juntos podemos agilizar procedimentos, desobstruir gargalos e favorecer os investimentos que irão beneficiar toda a sociedade”, afirmou Fátima Bezerra.
O RN hoje é líder nacional em potência eólica: 152 parques com 1500 turbinas em operação que geram 4 GW (gigawatts), o que é mais do que o dobro necessário para abastecer o Estado, e 30% da produção de energia eólica no Brasil. A geração eólica representa 86% da energia produzida pelo RN, 14% restantes são divididos em solar e termoelétrica.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.