Rio Grande do Norte

Governadora Fátima Bezerra solicita apoio da Força Nacional no RN

Secretário de Segurança Pública do estado informou que o governo já havia recebido um alerta sobre os ataques desde a segunda-feira (13)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, solicitou ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança, para combater a onda de violência no estado. A solicitação ocorreu após ataques criminosos registrados em dezenove cidades, incluindo incêndios em prédios públicos, comércios e veículos, além de tiros em fóruns e bases da Polícia Militar. A governadora afirmou que as ações são “inaceitáveis” e “repugnantes” e que está trabalhando para que os responsáveis sejam presos e punidos com o rigor da lei.

A reunião entre a governadora, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, ocorreu em Brasília e contou com a participação de representantes da segurança pública do Rio Grande do Norte e da bancada federal do estado. O objetivo foi definir as medidas que serão adotadas para combater a violência.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou um boletim às 14h30 informando que nove suspeitos foram presos desde a madrugada de terça-feira, além da apreensão de artefatos, armas, munições, veículos e dinheiro. Um suspeito morreu em confronto com policiais.

Ataques

Os ataques começaram na madrugada de terça-feira (14) em dezenove cidades do estado. Foram registrados tiros em prédios públicos, comércios e veículos. Os alvos incluem um fórum de Justiça, duas bases da PM, uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros estacionados nas ruas e em garagens públicas.

Em Parnamirim, na Grande Natal, o Fórum de Justiça foi alvo de dezenas de tiros de arma de fogo. Na cidade, ao menos dois carros da secretaria de obras e um ônibus foram incendiados. O fogo no ônibus atingiu a rede de energia elétrica e provocou a interrupção no fornecimento de energia para 107 casas no bairro Emaús.

Na capital do estado, Natal, houve ataques a duas bases da Polícia Militar na Zona Oeste da cidade. Criminosos atiraram contra os prédios e tentaram atear fogo. Em Mossoró, no Oeste potiguar, houve ocorrência em um prédio onde a prefeitura abastece os veículos do município. Também houve ataques a dois caminhões da prefeitura, no bairro Parque das Rosas, e a um caminhão de lixo no bairro Boa Vista.

A governadora Fátima Bezerra cancelou a agenda que teria em Brasília e, após nova reunião com a equipe do Ministério da Justiça, retornará a Natal para acompanhar de perto as ações de combate à violência.

Três universidades no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), suspenderam suas atividades acadêmicas e administrativas em todos os campi nesta terça-feira, 14 de março, devido à onda de ataques criminosos que tem assolado o estado e a redução na oferta de transporte público.

A medida tem como objetivo preservar a segurança da comunidade universitária, especialmente aqueles que dependem do transporte público. As atividades que possam ser desenvolvidas de forma remota estão autorizadas e a situação será avaliada diariamente. A UFRN suspendeu suas atividades até as 12h da quarta-feira, 15, enquanto a Uern e a UFERSA não informaram uma previsão de retorno.

Estado já sabia que criminosos planejavam ataques

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um grupo criminoso foi responsável pelos ataques ocorridos no Rio Grande do Norte. O governo já havia recebido um alerta sobre os ataques desde a segunda-feira (13).

O coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública, afirmou que as ações policiais anteriores, que resultaram na apreensão de grande quantidade de drogas e armas, podem ter incomodado os criminosos e os motivado a confrontar o sistema de segurança pública.

Mossoró e Natal na lista das cidades mais violentas do mundo

Os recentes ataques no Rio Grande do Norte ocorrem em um cenário de violência já conhecido no estado. Segundo um estudo realizado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal, Mossoró e Natal estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo, ocupando a 11ª e a 28ª posição, respectivamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.