Rio Grande do Norte

Funcionamento do Parque de Diversões da Festa do Boi é suspenso pela Justiça

Para garantir a segurança e a integridade física e psíquica de crianças e adolescentes, a juíza Daniella Simonetti Meira Pires de Araújo, em substituição na Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Parnamirim, suspendeu o funcionamento do Parque de Diversões instalado na Festa do Boi 2016.

A decisão vale até que a empresa responsável pelo parque “Noite Ilustrada” e a direção da Associação Norte Rio Grandense de Criadores (Anorc), organizadora da 54ª edição do evento, apresentem atestado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar (AVCB) que garanta a segurança do público infanto juvenil. A Festa começa nesta sexta (7) e prossegue até 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes.

A magistrada determinou ainda a intimação do proprietário do Parque de Diversões Noite Ilustrada, Valter Martins da Silva, e o presidente da Anorc, Marcelo Macedo Pereira, para dar imediato cumprimento à decisão, e se abstenham de colocar em funcionamento o referido parque de diversões, sob pena de multa. O Corpo de Bombeiros Militar e os Conselhos Tutelares do Município de Parnamirim foram comunicados a respeito da decisão.

A medida judicial também estipula a aplicação da sanção de multa, diária e pessoal, para o empresário e o dirigente da associação, no valor de R$ 5 mil, no caso de descumprimento das obrigações impostas, “devendo os valores decorrentes da incidência dessa multa reverterem ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (art. 213, § 2º, 214 e 260, § 2º do E.C.A)”.

Em sua decisão, Daniella Simonetti, menciona o Estatuto da Criança e do Adolescente. A lei prevê em seu artigo 4º que “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

O Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, requereu tutela provisória de urgência antecipada contra o Noite Ilustrada e a Anorc, para resguardar os direitos à segurança, à integridade física e à vida das crianças, adolescentes e consumidores em geral. A Promotoria celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Anorc, para que fosse providenciado junto aos órgãos competentes os documentos necessários para a realização da Festa do Boi 2016.

De acordo com o MP, faz-se necessária a apresentação do atestado de vistoria pelos Bombeiros, para demonstrar que as estruturas móveis garantem a segurança do público infanto juvenil, que frequentará o evento.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.