Rio Grande do Norte

Fórum Potiguar de Cultura acontece no TCP

O IV Encontro do Fórum Potiguar de Cultura (FPC) será realizado hoje e amanhã, no Teatro de Cultura Popular. O encontro será uma ocasião para a reunião dos segmentos artísticos em atividade no Rio Grande do Norte e terá como foco levantar o debate, a partir do conhecimento de experiências positivas de funcionamento de políticas culturais, e mobilizar os atores necessários para a efetiva aplicação da Lei do Fundo Estadual de Cultura – FEC e de seus recursos sociais e financeiros.

A programação contará com debates sobre Políticas Públicas e Sistema de Financiamento Cultural, e Fundo Estadual de Cultura do RN com a participação de gestores e produtores culturais potiguares e da Paraíba e Pernambuco. Após os debates será realizada uma plenária para construção de ações e encaminhamentos para o Fundo Estadual de Cultura e composição da comissão executiva do FPC.

O Rio Grande do Norte possui um recurso destinado por lei ao financiamento direto da cultura, o Fundo Estadual de Cultura desde 2011. O FEC é composto de uma receita principal de 0,5% do recolhimento do ICMS, o que em 2017 representou aproximadamente R$ 28 milhões. Uma das temáticas do FPC serão as atribuições e o cumprimento da legislação do FEC e a aplicação dos recursos do mesmo.

“O maior desafio do Fórum Potiguar de Cultura é se constituir como uma instituição que dê conta de ser um elo entre a sociedade civil organizada e as instâncias de poder. Avançar na mobilização contínua dos segmentos artísticos para o crescente fortalecimento da representação dos agentes culturais, contribuindo eficazmente – propositivamente – na edificação de uma política pública que ultrapasse a fronteira metropolitana e desenvolva suas ações nas outras regiões do estado. Durante o fórum deverá sair um documento oficial a ser apresentado no sentido de edificar pilares mais sólidos na busca por uma atuação conjunta de todas as forças que trabalham sempre por um mundo mais justo e melhor”, afirma Esso Alencar, integrante da Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura.

Programação

02/08 – quinta-feira

18h – Acolhimento (Credenciamento e intervenções artísticas)
19h – Abertura – Tema: Políticas Públicas e Sistema de Financiamento Cultural – Lau Siqueira (PB), Fernanda Matos (PE), Amaury Jr. (RN) e Esso Alencar (FPC) | Mediador: Aluízio Matias (FPC)
20h30 – Debates com a participação do público
22h – Encerramento

03/08 – sexta-feira

8h – Tema: Fundo Estadual de Cultura: Legado e Perspectivas – Pedro Santos (PB), Gustavo Duarte (PE), Ana Neuma (RN) e Tatiane Fernandes (FPC) | Mediador: Nathália Santana (FPC)
10h – Debate com a participação do público
12h às 14h – Intervalo
14h – Plenária: Ações e encaminhamentos para o Fundo Estadual de Cultura e composição da comissão executiva do Fórum Potiguar de Cultural
19h – Encerramento Festivo no Abayomi Natal

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.