O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará em Natal, no Rio Grande do Norte, para acompanhar as ações da Força Nacional no combate aos atentados criminosos que têm ocorrido no estado desde a última terça-feira (14). De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, já foram registrados mais de 252 ataques contra a população, prédios públicos, comércios e veículos.
Para as autoridades estaduais, os atos são uma retaliação do crime organizado a ações repressivas do governo, que resultaram em prisões nas últimas semanas. Como resposta, o governo federal já determinou o envio de mais de 600 agentes da Força Nacional e forças federais em apoio às tropas policiais do estado.
Flávio Dino está acompanhando a situação de perto e se reunirá com a governadora Fátima Bezerra para discutir as medidas tomadas pela Força Nacional. O Ministro chegará ao Rio Grande do Norte neste domingo (19) às 20h30 e, logo após desembarcar, seguirá para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), onde terá uma reunião com a governadora no Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Na segunda-feira (20) às 9h, Flávio Dino e Fátima Bezerra terão uma reunião com os chefes dos Poderes no Gabinete Civil da governadora do Estado.
Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia anunciado a ida de Dino para amanhã (20), mas a assessoria do ministro confirmou que ele viaja ao RN ainda neste domingo.
“Desde terça-feira, por meio do Ministério da Justiça, estamos acompanhando e auxiliando o governo do Rio Grande do Norte no combate aos atentados criminosos. Tenho conversado por telefone com a governadora Fátima Bezerra, que tem feito um grande trabalho no enfrentamento dessa crise. Hoje falei com ela e com o ministro Flávio Dino, que também está acompanhando a situação e irá ao estado, acompanhar o trabalho da Força Nacional. Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte”, escreveu Lula.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.