Rio Grande do Norte

Fechamento do Hospital Ruy Pereira reduz leitos e aumenta superlotação

Na última terça-feira (18), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), informou que já está transferindo pacientes do Hospital Ruy Pereira para fechar até o final de março a unidade hospitalar. Segundo a secretaria, os leitos serão transferidos para os hospitais da Polícia Militar do RN e o anexo do João Machado, em três etapas de forma gradativa.

Ainda, de acordo com a Sesap, a população não terá prejuízo, pois “não haverá descontinuidade da assistência durante o processo”. No entanto, o Sindsaúde-RN acredita que essa medida irá gerar impacto na redução de leitos na saúde do Rio Grande do Norte. “O remanejamento dos leitos não será de forma imediata. Dessa forma, o governo Fátima repete a política de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), fechando o único hospital referência em cirurgias vasculares e no atendimento de pessoas em tratamento com diabetes”.

Infelizmente, a política de fechamento de hospitais vem sendo preparada nos últimos anos. O descaso com a saúde pública não é de hoje: ocorreu no governo Rosalba Ciarlini, no governo Robinson Faria e agora, Fátima Bezerra deu continuidade, com o fechamento do hospital de Canguaretama em julho de 2019 e agora, o hospital Ruy Pereira.

Enquanto isso, a saúde permanece abandonada. O pouco que se investe é resultado de decisões judiciais. Os governos vêm construindo um cenário de precariedade para justificar os fechamentos.

Diante de mais uma decisão de fechamento, a população é obrigada a buscar atendimento nos hospitais da Região Metropolitana – que já são superlotados. Além disso, falta profissionais de saúde para atender a demanda, ocasionando uma sobrecarga da trabalho e gerando adoecimento. No anexo do hospital João Machado, por exemplo, onde receberá leitos do Ruy Pereira, há um déficit de enfermeiros. A escala da enfermagem não fecha e em alguns dias, técnicos de enfermagem trabalham sem a supervisão desses profissionais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.