Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra vai à China em busca de investimentos para o RN

Governadora busca parcerias com a China para impulsionar economia do Estado

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar a delegação do governo federal em agenda oficial na China, que acontece entre os dias 11 e 15.

Após este período, a comitiva do RN continuará cumprindo agendas até o dia 19 de abril, que inclui reuniões com empresários e autoridades do país asiático, com o objetivo de estreitar laços comerciais e identificar possibilidades de cooperação.

O estado do Rio Grande do Norte tem uma economia baseada em atividades como a agricultura, pesca, turismo e energia renovável. A governadora tem destacado a importância de atrair investimentos estrangeiros para ampliar a capacidade produtiva e gerar mais empregos na região.

A chefe do poder executivo estadual irá acompanhada dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima; da Comunicação, Daniel Cabral e do coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.

Na quinta-feira (13), em Xangai, a governadora abre a agenda oficial participando da posse de Dilma Rousseff, eleita presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento.

No mesmo dia, Fátima Bezerra e comitiva participam de reuniões empresariais com representantes da empresa China Communications Construction Company (CCCC), empresa estatal de construção e engenharia, além das empresas State Grid, com destaque na área de transmissão de energia e com a BYD, maior fabricante de baterias recarregáveis e de veículos elétricos do mundo. Além de Xangai, a delegação também irá para a capital, Pequim.

No sábado (15), os representantes do Governo do Estado, juntamente com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) irão desenvolver uma agenda de reuniões com a Associação de Investidores da China, que representa atualmente, mais de 10 mil investidores. Dia 18 a governadora Fátima Bezerra e comitiva do RN estarão reunidos com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão.

Entre as pautas ao longo da missão, estarão a apresentação do projeto do Porto indústria Verde do RN, o fornecimento de turbinas eólicas, o desenvolvimento de pesquisas geológicas e a importação do camarão da espécie Vannamei, produzido em cativeiro no RN.

Baseada na redução da emissão de carbono, o Rio Grande do Norte está no radar da nova economia mundial. As oportunidades de investimentos no RN se dão nas áreas de mineração, energia, indústria, comércio, agricultura, portos e pesca. Deverão ser destacadas as potencialidades e o diferencial competitivo do Estado como o ambiente favorável para o investidor, somado à posição geográfica privilegiada na rota do comércio internacional, riqueza em minério, produção de frutas tropicais, de camarão e pescado, liderança na geração de energias renováveis e potencial para a produção do chamado hidrogênio verde.

A intenção é ampliar o portfólio de investimentos e número de empresas chinesas atuantes no RN. Atualmente há no estado duas multinacionais chinesas: a CPFL Renováveis e a CGN Brasil, de energias renováveis que possuem mais de 1 giga de projetos em implantação.

Agricultura Familiar

Entre as agendas que serão cumpridas no país asiático, ocorrerá um desdobramento do acordo de cooperação firmado entre o Consórcio Nordeste, representando os nove estados da região, e a China, parceria articulada pela Câmara Temática e o Fórum Eugênio Peixoto de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste.

Durante a missão, na segunda-feira (17), estão previstas visitas da comitiva potiguar às empresas chinesas Zoomlion, envolvida no desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos de alta tecnologia nas áreas de engenharia e agropecuária e à fábrica Debont Corp., empresa integradora de sistemas especializados em processos de produção agrícola modernos.

Exportação

A comitiva potiguar também realizará reuniões e rodadas de negócios com atacadistas de frutas, para promover a venda dos melões que já estão liberados, prospectando ampliação da exportação desta fruta. Assim como também ocorrerão tratativas para sobre a exportação do camarão da espécie Litopenaeus Vannamei, que ainda não está liberada para o país asiático, por questões burocráticas.

O Governo do RN também pretende formalizar um convite para receber a comitiva chinesa no Estado, quando estiver em visita ao Brasil. A viagem também será oportuna para estreitar relações com os representantes das províncias, governo e setor empresarial do RN, assim como com a própria delegação federal.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.