Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra lidera disputa pelo Governo do RN, diz pesquisa Fiern/Certus

De acordo com a mais nova pesquisa Fiern/Certus, divulgada nesta segunda-feira (15), a petista Fátima Bezerra desponta na preferência do eleitores potiguares quando se trata de governar o Rio Grande do Norte. Pelo levantamento, ela supera Carlos Eduardo nas pesquisas espontânea e estimulada.

A pesquisa FIERN/Certus ouviu 1.410 eleitores maiores de 16 anos em 7 regiões do estado. Ela foi realizada entre os dias 10 e 13 de outubro, com intervalo de confiança de 95%, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-02146/2018. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Espontânea

Fátima foi citada por 39,22% dos eleitores na pesquisa espontânea. Já Carlos Eduardo recebeu 34,40%. Os eleitores que não sabem em quem votar acumulam 15,67%. Outros 9,65% não têm candidatos.

Pesquisa Espontânea fiern certus governo rn fatima bezerra carlos eduardo 2018

Pesquisa Estimulada

Se a eleição fosse hoje, no cenário ESTIMULADO para governador, onde os entrevistadores expõem quais candidatos disputam o cargo, Fátima Bezerra somaria 44,61% das intenções de voto enquanto Carlos Eduardo 38,58%. Outros 9,72% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Pesquisa Estimulada fiern cerus governo do rn fatima bezerra carlos eduardo 2018

Se a eleição fosse hoje no cenário estimulado apenas com os votos válidos:

  • Fátima Bezerra 53,62%
  • Carlos Eduardo 46,38%

Perfil do eleitor – Fátima Bezerra

61,54% do eleitorado não sabe nem escrever; 46,60% está na faixa etária entre 25 a 34 anos; 52,63% é ateu ou agnóstico; e 66,45% está localizado na região do Alto Oeste.

Perfil do eleitor – Carlos Eduardo

42,31% do eleitorado de Carlos Eduardo tem 3º grau incompleto ou completo; 43,82% está na faixa etária de 35 a 44 anos; 50,71% é evangélico; e 54,13% está localizado na Grande Natal.

Migração dos votos

De acordo com a pesquisa, os votos do 1º para o 2º Turno migram assim:

  • Robinson Faria: 47,57% para Carlos e 33,98% para Fátima
  • Brenno Queiroga: 62,71% para Carlos e 22,03% para Fátima
  • Prof. Carlos Alberto: 35,71% para Carlos e 28,57% para Fátima

No voto casado para Presidente e Governador

  • 76,60% do eleitorado de Fernando Haddad vota em Fátima Bezerra
  • 72,90% do eleitorado do candidato Jair Bolsonaro vota em Carlos Eduardo

Rejeição

Com relação à Fátima Bezerra, o que os entrevistados disseram:

  • Não votaria nela de jeito nenhum 40,07%
  • Votaria nela com certeza 39,50%
  • Poderia votar nela 19,01%
  • Não respondeu 1,28%
  • Não sabe 0,14%

Com relação a Carlos Eduardo, o que os entrevistados disseram:

  • Não votaria nele de jeito nenhum 38,16%
  • Votaria nele com certeza 33,76%
  • Poderia votar nele 26,67%
  • Não respondeu 0,99%
  • Não sabe 0,43%

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.