Rio Grande do Norte

Estudantes de SP, MG e RN disputam competição BAJA SAE nos EUA

Estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESCUSP); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se preparam para disputar a Baja SAE Kansas 2018, que será realizada de 17 a 20 de maio no Kansas Technology Center, em Pittsburg (EUA).

Promovida pela SAE International, a competição conta com 100 equipes inscritas de seis países – Brasil, Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia e México. Os estudantes enfrentarão quatro dias de provas.

O que garantiu a vaga das equipes brasileiras na competição norte-americana foi a classificação obtida na 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS (22 a 25 de fevereiro último, em São José dos Campos-SP), de âmbito nacional. Na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, a equipe EESC USP foi a campeã, seguida pela equipe mineira Baja UFMG e pela equipe potiguar, Car-Kará Baja SAE.

car kará BAJA SAE nos EUA
Car-Kará Baja SAE

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

História – O projeto Baja SAE foi criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a primeira competição ocorreu. No Brasil foi lançado em 1994, ano em que a SAE BRASIL realizou a primeira prova em âmbito nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Dois anos depois, em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, até 2016, quando começou a ser realizada em São José dos Campos (SP). Desde 1997 a SAE BRASIL, por meio de suas Seções Regionais, realiza ainda etapas regionais do Baja, em vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, diz o analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.