Rio Grande do Norte

Escola Infantil da UFRN supera meta nacional da Educação Básica

O Núcleo de Educação da Infância (NEI/Cap) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) superou a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Referência na educação dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o NEI alcançou nota 8.1, sendo que a meta nacional foi de 5.9.

Conforme o site do INEP, o IDEB é um indicador da qualidade educacional que utiliza informações sobre o rendimento escolar e o desempenho em exames padronizados, como a Prova Brasil ou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Pela segunda vez, o NEI supera a meta nacional do IDEB, visto que, em 2017, teve nota 7.7, sendo a média nacional de 5.8, cuja projeção pelo INEP foi de 5.5. Nesta edição de 2019, o NEI alcançou 8.1, ultrapassando mais uma vez a meta nacional, que foi de 5.9, com meta projetada pelo INEP para 5.7.

De acordo com a diretora do NEI, Maristela de Oliveira Mosca, o bom desempenho nacional da unidade ocorre pelo caráter de vanguarda. “Pautados em teóricos da área de educação e desenvolvimento infantil, temos como foco o protagonismo das crianças. A metodologia desenvolvida no NEI, o Tema de Pesquisa, tem sua gênese no tema gerador de Paulo Freire. Ouvir as crianças, o que elas pensam sobre o mundo, o que sabem e o que desejam saber – a inspiração da investigação”, avalia.

Outro aspecto citado pela professora é a formação continuada dos docentes, valorizando a pós-graduação, a pesquisa e o estudo diário e coletivo, além das condições de trabalho, como salário digno, dedicação exclusiva à instituição, condições físicas de suporte metodológico e as relações interpessoais no trabalho pedagógico coletivo.

Nas avaliações, o Núcleo teve destaque nas notas de Matemática e Língua Portuguesa, pontuando 284.13 e 260.11, respectivamente. Para Maristela Mosca, a boa avaliação é resultado, em primeiro lugar, dos esforços de um trabalho sério e responsável, comprovando que uma escola pública de qualidade é possível. “Mas, para isso, é preciso investimento, para que o NEI não seja uma ilha, mas uma realidade para todas as crianças do Brasil”.

NEI

O Núcleo da Educação da Infância (NEI) funciona como um Colégio de Aplicação, vinculado ao Centro de Educação da UFRN, ofertando vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) e no Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano). Atualmente, atende 415 crianças e conta com uma equipe de 49 docentes (efetivos e substitutos, bem como afastados para outros cargos na instituição e pós-graduação), 29 técnico-administrativos e 15 bolsistas.

“Na formação de nossas crianças, vemos que elas lidam com o estudo de maneira diferenciada. Elas têm prazer em aprender, em investigar, são críticos e reflexivos, bem como articulados em suas colocações. Isso é aprendizagem para a vida: investigar, refletir, fazer o seu melhor, avançar, não aceitar respostas prontas”, analisa a direção do NEI.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.