Rio Grande do Norte

Enormes aglomerados de galáxias estão se movendo para uma colisão épica

O enorme grupo de galáxias conhecido como o aglomerado Norte, localizado a 50 milhões de anos-luz da terra, se move em alta velocidade para duas outras estruturas semelhantes, disse a astrônoma Veronica Biffi em uma entrevista publicada pelo Instituto Nacional de Astrofísica da Itália (Inaf).

O objeto, que tem um buraco negro no centro, está localizado em um fio de gás intergaláctico descoberto no ano passado. “Parece que é um filamento cósmico que une os dois aglomerados do par [de estruturas]. A estrutura em grande escala, que se forma ao colapsar nos nós centrais, como por exemplo aquele em que encontramos o par, faz com que os outros aglomerados e aglomerados de galáxias se conectem ao par de filamentos que se movem em sua direção, eventualmente colapsando na mesma região”, observa a pesquisadora.

O que fez os cientistas assumirem o movimento do grupo são os jatos de matéria. “Atualmente estamos interpretando essa observação de tal forma que o aglomerado Norte está perdendo matéria à medida que viaja”, explica Thomas Reiprich, da Universidade de Bonn (Alemanha), em um comunicado da Universidade Macquarie (Austrália).

aglomerado de galaxias abell
O aglomerado de galáxias Abell 3391/95 (INAF / Reiprich et al)

Os grupos de galáxias para os quais o aglomerado Norte se move, Abell 3391 e Abell 3395, são muito maiores do que ele, e os astrônomos esperam que, no final, se fundam formando uma estrutura ainda maior. “É como cair em direção a esses grupos e continuará a expandi-los, de acordo com o princípio de ‘o vencedor leva tudo’. O que estamos vendo é um instantâneo dessa queda”, descreve Reiprich.

O quadro é consistente com uma simulação do supercomputador Magneticum, do consórcio de pesquisa internacional eROSITA. Assim, corrobora as suposições do chamado modelo padrão cosmológico, como a hipótese de que a matéria escura constitui grande parte do universo.

Observações sobre grupos de galáxias são apresentadas em um estudo aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics e disponível no repositório arXiv.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.