Rio Grande do Norte

Empresa chinesa demonstra interesse em parceria com Parque Tecnológico em Macaíba

A apresentação de um protocolo de intenções e a possibilidade de prospecção de parcerias na área de energias renováveis foram as pautas principais de uma reunião, via videoconferência, na manhã desta segunda-feira (26), entre equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa State Power Investment Corporation (SPIC), uma das maiores empresas da China, presente em 36 países.

Os dois temas convergiram para a perspectiva de uma cooperação para atividades de internacionalização de negócios, pesquisa e desenvolvimento aplicadas ao Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), unidade da UFRN que funcionará na cidade de Macaíba. Presentes, o gerente-geral, Steve Ang Zou, e o diretor chefe de tecnologia, David Yang, destacaram e elogiaram o potencial e a área de produção de energia renovável no Rio Grande do Norte. Eles destacaram que o principal foco da empresa é a produção de energia solar fotovoltaica e a eólica, bem como a instalação de um centro de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologia.

Na oportunidade, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, fez uma breve apresentação oral da universidade, expondo dados a respeito da quantidade de alunos, a classificação em rankings nacionais e o esforço da instituição em potencializar a inovação e o empreendedorismo nas diversas áreas acadêmicas da instituição. Ele exemplificou que, especificamente às pesquisas em energias, há muitas linhas de pesquisa na área de desenvolvimento sustentável, energias renováveis e redes elétricas inteligentes.

Junto ao diretor da Agência de Inovação (Agir), Daniel Pontes, ao secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Márcio Venício Barbosa, e ao diretor do Parque Metrópole Digital, Anderson Cruz, o reitor convidou a equipe chinesa para conhecer as instalações construídas do PAX e de alguns laboratórios da UFRN, no mês de setembro, momento no qual o Protocolo de Intenções poderia ser melhor debatido. Embora não tenham confirmado a vinda em setembro, Steve Ang Zou e David Yang afirmaram que até o fim do ano virão ao estado, haja vista que a SPIC assinará um termo de compromisso com o Governo do RN, documento este que prevê investimentos no estado em torno de 2 bilhões de reais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.