Rio Grande do Norte

Doação de sangue precisa crescer 30% para recuperar normalidade

A solidariedade que salva vidas, agora é ainda mais decisiva. Dados divulgados pelo Hemonorte mostram que o estoque de sangue no Rio Grande do Norte reduziu 30%. Em janeiro deste ano foram registradas 3.083 doações, contra 2.185 no mês de maio. O cenário crítico impacta e pode comprometer procedimentos médicos complexos, como transplantes e cirurgias, rotineiramente realizados no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Hospitalar Ebserh.

De acordo com o médico hematologista e chefe da Unidade Transfusional do Huol, Rodolfo Daniel Soares, os hospitais universitários da UFRN estão entre os maiores demandantes do Hemonorte. A Unidade Transfusional é responsável por receber as bolsas de sangue e encaminhá-las aos pacientes. “Estamos precisando de todos os tipos de sangue; a doação é uma boa ação que traz frutos reais na vida das pessoas doentes”, apela o especialista.

O Hemonorte e a Unidade Transfusional do Huol destacam a urgência do aumento das doações. A Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra, enfatiza que as transfusões sanguíneas precisam continuar, mesmo no período de isolamento imposto pela Covid-19. “Nosso estoque é crítico e a solidariedade é o socorro com o qual contamos”, sensibiliza a gestora.

A doação de sangue no Hemonorte é cercada de todas as medidas de prevenção ao coronavírus recomendadas pelo Ministério da Saúde, além de vasto protocolo de segurança anterior à pandemia.

Requisitos para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar bem alimentado, evitando consumir alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, é necessário aguardar 2 horas.
  • Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24h.
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe.
  • Para os menores de 18 anos, também é necessário a presença do responsável legal.
  • A frequência máxima é de 4 doações anuais para o homem e 3 para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 2 meses para o sexo masculino e 3 meses para o sexo feminino.

Onde doar

Hemonorte (Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol), de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Doação pode ser também agendada: (84) 3232-6733 ou pelo site do Hemonorte (clique aqui).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.