O Preserve Pipa em parceria com o Projeto Tamar realizam, neste final de semana, uma ação ambiental em comemoração ao World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza. O evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro e será dedicado a retirada de resíduos sólidos nas praias.
Neste sábado (17), a ação acontece na Praia do Amor e Praia do Centro e no domingo (18), será a vez da Praia do Madeiro. Além dos participantes do Preserve Pipa e Projeto Tamar, a iniciativa busca motivar toda população a participar junto. Para aqueles que desejarem colaborar como voluntário, basta ir a um dos pontos de encontro a partir das 11h: no sábado (17) será no Canana da Carol na Praia do Amor e no domingo (18), o ponto de encontro será na Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro.
A maratona em favor da sustentabilidade também contará com ação do Projeto Tamar para turistas, frequentadores e moradores sobre conscientização ambiental e as consequências causadas pelo lixo às tartarugas e golfinhos tão presentes no litoral do RN, especialmente na Praia da Pipa. O lixo pode causar obstruções do trato digestório comprometendo a capacidade de se alimentarem ou a má nutrição, podendo levar até os animais à morte; doenças; diminuição da reprodução, do crescimento e da longevidade.
“É extremamente importante essa conscientização de todos sobre a preservação do meio ambiente e como isso impacta em todas as esferas, seja na natureza, na economia, no turismo e nas nossas vidas. Por isso estamos empenhados a levar essa causa como algo primordial na preservação da nossa querida Praia da Pipa”, afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.
O movimento Preserve Pipa já realiza limpezas rotineiras na praia e ações periódicas de preservação e valorização de um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Entre as ações, para garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo, o Movimento realiza a coleta seletiva de resíduos com certificado de rastreabilidade emitida pela Associação de Catadores de Reciclagem de Arez. Tudo em parceria com a Pipa Limpa, responsável por capacitar os associados para realização da coleta seletiva que a Amarez recolhe, com conteúdos voltados para a educação ambiental. Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Preserve Pipa irá garantir o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.
O que é o Preserve Pipa
O movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da harmonia entre natureza e empresas locais. Ao todo, são 46 empreendimentos participantes, todos com avaliação acima dos 90% de aprovação entre os clientes. O foco é a qualidade no atendimento, boas instalações e preocupação com a natureza.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.