Os líderes parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte defenderam a convocação das Forças Armadas para atuar na segurança pública potiguar, após três dias consecutivos de ataques criminosos em diversas cidades do estado.
Nos últimos dias, o Rio Grande do Norte tem enfrentado uma onda de ataques criminosos. O assunto dominou o horário das lideranças na sessão plenária da Casa nesta quinta-feira (16). Cerca de 200 homens da Força Nacional já chegaram ao RN para reforçar o combate ao crime organizado.
O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) questionou o ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre o envio de mais homens para o estado. Ele reivindicou a convocação do Exército e afirmou que a hora é de tomar atitudes e proteger a população do RN.
“Vão esperar o RN derreter em fogo?”, perguntou. “Intervenção já. Tem que usar o Exército, mandar todas as forças, militares. Não podemos esperar. Está na hora de tomar atitudes e proteger a população de bem no RN”, completou o parlamentar.
Luiz Eduardo ainda destacou que o comércio esteve fechado em Natal e que reservas para a Semana Santa na rede hoteleira do estado já estavam sendo canceladas diante da crise na segurança. “A cadeia produtiva mais importante do Estado, o Turismo, a mais prejudicada na pandemia, que deixou o setor arquejando, e agora na hora da reabilitação, de voltar a crescer, de salvar empresas, o Turismo sofre outro ataque, outra derrota”, disse.
O líder do governo, deputado Francisco do PT, informou que o Executivo confirmou a ampliação das forças de segurança, com o envio de efetivo policial e de recursos por parte da União. Ele também saiu em defesa da outra pauta levantada por Luiz Eduardo, de buscar a recomposição da frota dos municípios afetados.
Francisco ainda relatou as reuniões das quais participou, ontem (15), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Governo do RN, com a cúpula do governo. Ele citou as ações que estão sendo efetivadas em todo o Estado no enfrentamento à onda de ataques criminosos que vêm ocorrendo desde o início da semana.
“Na reunião ouvimos da governadora e dos gestores da segurança sobre as ações que estão sendo efetivadas com o Governo do Estado, Governo Federal e demais Poderes para que possamos restabelecer a ordem no RN. Não há dúvida de que vivemos um momento de gravidade, mas o governo não está inerte, assistindo passivamente”, defendeu o deputado.
O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) defendeu a presença das Forças Armadas nas ruas e pediu que o Exército seja convocado. Ele relembrou que o estado acumula problemas na educação, saúde, investigação na Controladoria Geral do Estado e no turismo.
O deputado George Soares (PV) propôs que os recursos de emendas parlamentares sejam destinados ao pagamento de diárias operacionais aos agentes de segurança do Estado. Segundo ele, essa medida ajudaria a garantir que as forças policiais possam atuar com mais segurança e com maior apoio financeiro.
Já o deputado José Dias (PSDB) defendeu a intervenção do Exército nas ruas do Rio Grande do Norte. Ele comparou a situação no estado com a guerra na Ucrânia e cobrou do governo federal mais recursos e apoio para as forças de segurança do RN. Segundo ele, a presença das forças armadas é fundamental para garantir a segurança da população e inibir a ação dos criminosos.
O parlamentar defendeu a presença das forças armadas nas ruas e cobrou que sejam oferecidas condições adequadas para que os militares possam combater a criminalidade. “A presença das forças armadas é fator de inibição e segurança para a população. Não há outro caminho. Chega aqui uma ajuda do Governo Federal de 200 militares, mas não vem sequer os veículos para eles andarem. A frota da Polícia Militar está sucateada, todos sabem disso. Esse efetivo vai enfrentar os bandidos a pé?”, indagou o deputado.
Citando as dificuldades dos empresários e das prefeituras que estão com equipamentos e patrimônios depredados devido aos ataques criminosos que vêm ocorrendo em diversos municípios do RN, a deputada Cristiane Dantas (SDD) defendeu auxílio do governo estadual.
“Temos visto máquinas queimadas, caminhões depredados e isso significa muito para os municípios. Sabemos o quanto é difícil esses equipamentos chegarem na maioria dos municípios, o quanto é caro comprar, manter e a falta que irão vai fazer no dia a dia”, lamentou a parlamentar.
Cristiane Dantas alertou que no caso dos comerciantes e empresários, todos terão dificuldades para se manter. “Os empresários terão dificuldade de retomar a frota para que os transportes voltem às ruas como a população precisa. O governo quer que os transportes continuem rodando, mas os ônibus estão sendo queimados”, lamentou.
A deputada disse que os comerciantes estão em pânico, fechando suas portas mais cedo a fim de que os trabalhadores possam se deslocar de volta para casa, mas o sentimento é de pânico.
A polícia trabalha para identificar os envolvidos nos ataques e já prendeu alguns suspeitos. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN afirma que as investigações continuam e que medidas preventivas e ostensivas estão sendo tomadas. A secretaria reforçou que o policiamento nos pontos críticos foi intensificado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.