Em um pronunciamento acalorado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual José Dias (PSDB) fez duras críticas ao governo de Fátima Bezerra (PT) e à deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata à prefeitura de Natal no segundo turno.
Durante o discurso, ele utilizou a expressão “dar uma cacetada”, gerando grande repercussão. O parlamentar reforçou sua posição contrária ao PT e à gestão estadual, destacando que seu objetivo era a derrota do partido nas próximas eleições.
Ao longo de seu pronunciamento, que durou pouco mais de 10 minutos, José Dias abordou questões como ICMS, orçamento estadual e segurança pública, sempre com o foco na oposição ao PT. “A nossa missão é fácil de completar. E aqui no Rio Grande do Norte, é só dar uma cacetada na governadora, é só dar uma cacetada na esquerda, é só dar uma cacetada em quem quer aumentar impostos, é só dar uma cacetada em que é contra o desenvolvimento de Natal. Nós temos que dá uma cacetada na candidata da governadora [se referindo a Bonavides]“, afirmou o deputado. Ele ainda mencionou a obra de engorda da praia de Ponta Negra, como um exemplo de suas críticas à gestão petista.
A fala de José Dias gerou forte reação entre os parlamentares da casa. A deputada estadual Isolda Dantas (PT), que tomou a palavra ao final da sessão, condenou veementemente o discurso do deputado tucano, caracterizando suas palavras como um estímulo à violência de gênero e discurso de ódio. “O que eu escutei hoje aqui nessa casa é crime. É fake news, é estímulo à violência de gênero, é estímulo ao discurso do ódio. Porque as palavras que foram proferidas hoje aqui contra a governadora e contra a deputada Natália Bonavides não podem ser permitidas num parlamento”, declarou Isolda.
Ela ainda criticou a postura de José Dias e outros opositores ao Partido dos Trabalhadores, destacando que esses ataques são recorrentes na ALRN. “E não é uma vez, nem duas. E isso alcança a governadora, alcança a todos os filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores”, acrescentou. Para ela, tais declarações são inadmissíveis no contexto de um processo eleitoral democrático. “Respeitem o voto do povo do Rio Grande do Norte. Aceitem que Natália Bonavides foi para o segundo turno“, concluiu a deputada petista.
Após a repercussão negativa, José Dias voltou à tribuna e tentou minimizar o impacto de suas palavras, afirmando que se tratava de uma metáfora política. “O que é cacetada? É acabar politicamente com essas pessoas”, justificou o deputado, alegando que seu objetivo era o de derrotar as lideranças do PT nas urnas, e não promover qualquer forma de violência.
O episódio ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (10), e toda a discussão foi transmitida pela TV Assembleia. O vídeo completo está disponível no YouTube, com o discurso de José Dias começando por volta dos 33 minutos e 10 segundos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.