Rio Grande do Norte

Deputado defende empréstimo para que Robinson regularize pagamento dos servidores

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (12), o deputado Dison Lisboa (PSD) afirmou que o Governo do Estado está buscando soluções para o problema financeiro do Rio Grande do Norte. O parlamentar, que é líder governista na Casa, defendeu a aprovação do empréstimo solicitado à Caixa Econômica Federal (CEF), da ordem de quase R$ 700 milhões, para que o pagamento dos servidores seja colocado em dia e que problemas em outros setores sejam sanados.

Dison afirmou que se posicionar contra a aprovação do empréstimo ou de qualquer medida do governador Robinson Faria que tenha a finalidade de equilibrar as finanças do Estado é ficar contra os mais de 100 mil servidores públicos, que, somados aos seus familiares, representam cerca de 500 mil pessoas que dependem desse salário para viver.

“Ser contra é se posicionar contrário às milhares de pessoas indiretamente afetadas por este problema, os comerciantes e seus empregados, em cujos negócios circulam os quase 400 milhões de reais aplicados pelo Estado todo mês na folha de salários”, defendeu o parlamentar. Dison disse que Brasil vive uma das maiores crises financeiras, talvez a maior da história e o Governo do Estado está buscando um conjunto de soluções na esfera federal, junto a instituições financeiras oficiais para reequilibrar a situação financeira do Rio Grande do Norte.

O deputado afirmou que o governador e sua equipe de auxiliares estão focados na busca de soluções e que os recursos provenientes do empréstimo poderão “desafogar” a Fonte 100 para ajudar a recompor os recursos para regularizar a folha.

Atrasos

O atraso mensal demonstra o desastre do governo Robinson ao manter uma situação quase que permanente desde o início de 2016. Apesar de diversas reuniões, manifestações e greves dos sindicatos, o governo estadual não ofereceu até agora uma previsão para regularizar o pagamento, sendo o estado que mais atrasa no Nordeste.

Outros parlamentares

Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) afirmou que é favorável ao pedido de financiamento, mas para que houvesse investimento integral no desenvolvimento econômico, infraestrutura, modernização de segurança pública: “É importante também a prestação de um serviço condigno na saúde. Estamos no meio de uma das maiores crises e temos que ter a noção da urgência de se encontrar uma solução para manter a máquina pública funcionando, como por exemplo o pagamento da gasolina para os veículos da segurança circularem, que haja medicamentos e materiais necessários”, afirmou.

O deputado Fernando Mineiro (PT) voltou a defender a necessidade de um plano de aplicação dos recursos. “É preciso deixar claro para a sociedade o plano de aplicação desses recursos e o mecanismo que será utilizado pelo Governo”, afirmou. Para o deputado Getúlio Rêgo (DEM), os recursos são uma oportunidade para atender setores emergenciais do Estado. “Peço que na destinação dos recursos se garantam condições para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, disse.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.