Rio Grande do Norte

Departamento de Farmácia da UFRN começa a produzir álcool 70%

O Departamento de Farmácia da UFRN (DFARM) já está produzindo álcool para auxiliar os serviços de saúde do Estado durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A unidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) tem capacidade instalada para produzir até 1.200 litros do produto por dia, mas esse trabalho específico depende exclusivamente de doações. A unidade já recebeu 600 litros de álcool puro para transformação, enviada por algumas empresas e usinas, e espera receber outra quantidade nos próximos dias. O DFARM tem feito contato com o Conselho Regional de Farmácia e outras entidades para tentar aumentar o número de doações de matéria prima do álcool 70%.

Por hora, toda a produção é voltada para álcool líquido destinado à desinfecção de ambientes, mas uma empresa anunciou a doação de glicerina, que permite ao Departamento produzir álcool líquido para uso pessoal na substituição do álcool em gel. Este produto, por sua vez, não está sendo produzido devido à falta de matéria prima no mercado nacional.

Ao receber o álcool puro da usina, o DFARM realiza uma análise do controle de qualidade para ver a pureza, a densidade, o grau e a existência de outros contaminantes. Após passar no controle de qualidade, uma contraprova é solicitada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN) e, só então, o produto é envasado e colocado à disposição para entrega. O chefe do DFARM, Túlio Moura, explica que o serviço não é exclusivo do estado. “Se algum prefeito trouxer uma quantidade de álcool para a sua secretaria municipal, vamos manipular esse produto e devolver a ele o produto transformado em álcool 70%”, completa.

Para Túlio, não é possível mensurar agora a importância desse trabalho, porque é difícil imaginar quantas pessoas serão ajudadas e evitarão o contágio a partir da produção desse álcool. “O Coronavírus é muito violento, principalmente para pessoas de certa idade. A grandeza do trabalho que a UFRN está fazendo, junto a vários de seus departamentos e centros que estão no combate desse vírus é difícil de medir agora. Espero que depois de tudo isso, a sociedade fique mais humana e fraterna”, completa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.