A CPFL Energias Renováveis, maior geradora de energia a partir de fontes renováveis do País, anuncia o lançamento oficial de 8 dos 13 projetos do Programa Raízes. O programa de investimento social privado tem foco no desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades do entorno dos empreendimentos da companhia.
Os projetos são voltados ao aprimoramento da produção e comercialização de produtos e serviços gerados em comunidades, por meio do financiamento de iniciativas sustentáveis de geração de renda. O lançamento será realizado de 5 a 9 de setembro nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
“O Programa Raízes prevê mobilização social, planejamento participativo, implantação de projetos e gestão participativa das comunidades, o que permite agregar uma visão estratégica do negócio, promovendo resultados significativos para as comunidades, e conforme os princípios da CPFL Renováveis de criação de valor e sustentabilidade em seus processos”, ressalta Camila Sabella, gerente de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social da CPFL Renováveis.
O primeiro ciclo do programa (2013-2015) apoiou projetos relacionados a cadeias produtivas, turismo, artesanato, infraestrutura, cultura, esporte e lazer, nos municípios de São Miguel do Gostoso, Parazinho, João Câmara e Touros (Rio Grande do Norte) e Palmares do Sul (Rio Grande do Sul). Nessa primeira fase do programa foram beneficiadas indiretamente 9.188 pessoas. Para o ciclo atual do Raízes (2016-2017), todos os projetos seguem os seguintes pilares: Segurança Hídrica, Compromisso com as Gerações Futuras e Cadeias Produtivas.
Projetos em cada região:
Ceará
Permacultura: gerando mais autonomia
Linha: Compromisso com as gerações futuras Tem como área de atuação a comunidade de Patos, localizada no município de Itarema, litoral oeste do Estado. Por meio de oficinas, o projeto visa trazer uma nova perspectiva da vida no campo e mostrar que pode ser mais fácil quando se tem aplicação técnica ecológica, de baixo custo e mais autônomas.
Cadeia Produtiva – produção comunitária
Linha: Cadeia produtiva
Tem como área de atuação a comunidade de Patos, localizada no município de Itarema, litoral oeste do Estado. O objetivo principal do projeto é fortalecer e ampliar a cadeia produtiva do coco e da mandioca, a partir de processos produtivos mais sustentáveis e produtos com melhor valor agregado. Visa também o consorciamento dessas culturas com o roçado de subsistência (feijão, milho, batata-doce, etc).
Cadeia Produtiva – coco
Linha: Cadeia produtiva
Tem como área de atuação a comunidade de Patos, localizada no munícipio de Itarema, litoral oeste do Estado. Esse projeto visa fortalecer e ampliar a cadeia produtiva do coco a partir de processos produtivos mais sustentáveis e produtos com melhor valor agregado.
Minas Gerais
Cadeia Produtiva – leite
Linha: cadeia produtiva
O projeto tem como área de atuação o distrito de Palmital de Minas, localizado no município de Cabeceira Grande, noroeste do Estado. Consiste em fortalecer a cadeia produtiva do leite, a partir de processos produtivos mais sustentáveis e melhoria da qualidade do produto. Prevê inicialmente investimentos na melhoria do pasto e, consequentemente, da nutrição animal, e em sistemas de armazenamento da produção, seguindo todas as exigências sanitárias.
Rio Grande do Norte
Permacultura: gerando mais autonomia
Linha: Compromisso com gerações futuras
O projeto tem como objetivo trazer uma nova perspectiva da vida no campo por meio de técnicas ecológicas, de baixo custo e autônomas, nos seguintes municípios e respectivas comunidades: Parazinho (Alívio), São Miguel do Gostoso (Boa Esperança, Baixinha do França, Arribão e Umburana) e João Câmara (Queimadas, Baixa do Novilho e Acapord). O projeto conta com oficinas de permacultura para demonstrar técnicas de gerenciamento integrado das águas, dos solos e da produção de alimentos dessas áreas rurais.
Saúde Neonatal
Linha: Compromisso com as gerações futuras
O projeto visa à equipagem da sala de parto humanizado do Hospital Ministro Paulo de Almeida Machado, localizado no município de Touros, considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde no que se refere à tecnologia apropriada ao parto e nascimento e, especialmente, em relação às boas práticas do atendimento neonatal. O projeto prevê também oferta de formação especializada para os profissionais do hospital a fim de implantar o conceito de parto humanizado na região.
Cadeia Produtiva – cozinha comunitária bolos e doces
Linha: Cadeia produtiva
O projeto consiste na construção de uma cozinha comunitária na comunidade do Arribão, no município de Touros, para a produção de bolos e doces pelas mulheres. O projeto prevê também a capacitação dessas moradoras para o empreendedorismo, a fim de que possam colocar seu produto no mercado.
Cadeia Produtiva – reciclagem
Linha: Cadeia produtiva
O projeto consiste na elaboração de campanhas para a arrecadação de garrafas PET e óleo de cozinha usado, eliminando assim os atravessadores que hoje encarecem e dificultam o acesso a essa matéria-prima, e a reestruturação de sua cadeia produtiva.
O projeto prevê um estudo para identificar os produtos derivados de PET e óleo de cozinha que têm maior valor agregado e aceitação no mercado, no município de João Câmara.
Agenda no RN
07 a 09 de setembro
Permacultura – Gerando Mais Valor
Quarta-feira, 07 de setembro
9h às 10h – Sede da Associação da Comunidade do Alivio – Parazinho – RN
11h às 12h – Sede do Assentamento Boa Esperança – São Miguel do Gostoso- RN
15h às 16h – Escola Municipal da Baixinha do França – São Miguel do Gostoso- RN
Quinta-feira, 08 de setembro
9h30 às 10h30 – Escola Municipal de Queimadas – João Câmara – RN
11h30 às 12h30 – Sede do Assentamento Baixa do Novilho – João Câmara- RN
14h30 às 16h – Sede da ACAPORD – João Câmara – RN
17h30 às 18h30 – Casa da Vaninha – Comunidade do Arribão – São Miguel do Gostoso- RN
Sexta-feira, 09 de setembro
9h30 às 10h30 – Bar da Ana – Comunidade de Umburana – São Miguel do Gostoso – RN
Quinta-feira, 08 de setembro
Projeto Cadeia Produtiva: Bolos e Doces
17h30min – Abertura – Programa Raízes
17h45min – Apresentação das etapas e das ações do projeto
18h15min – Esclarecimento de dúvidas dos presentes
18h30min – Encerramento
Local: Casa da Vaninha – Comunidade do Arribão
Município: Touros – RN
Quinta-feira, 08 de setembro
Projeto Cadeia Produtiva Reciclagem
14h30min – Abertura – Programa Raízes
14h45min – Apresentação das etapas e das ações do projeto
15h15min – Esclarecimento de dúvidas dos presentes
15h30min – Encerramento
Local: Sede da Associação Camarense dos Portadores de Deficiência – ACAPORD
Município: João Câmara- RN
Sexta-feira, 09 de setembro
Projeto Saúde Neonatal: Sala de Parto Humanizado
14h – Abertura – Programa Raízes
14h15min – Apresentação das etapas e das ações do projeto
14h50min – Esclarecimento de dúvidas dos presentes
15h30min – Encerramento
Local: Sede da Prefeitura Municipal
Município: Touros – RN
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.