Rio Grande do Norte

​Cosern investiu R$ 51,5 milhões no sistema elétrico potiguar no 1º trimestre​

A entrada em operação de dez novos alimentadores e 111 equipamentos telecomandados são os destaques no reforço da confiabilidade do sistema elétrico potiguar no 1º trimestre deste ano. Foram investidos 51,5 milhões de janeiro a março pela Cosern, distribuidora do Grupo Neoenergia no Rio Grande do Norte. Em 2017, a empresa investiu R$ 277 milhões na qualidade no fornecimento de energia, e esse patamar deverá ser mantido ao longo deste ano.

Entre os destaques do plano de manutenção da transmissão (linhas e subestações) e da distribuição, a concessionária potiguar energizou mais 10 alimentadores de 13,8 kV nas redes de distribuição das seguintes subestações:

  • São Bento do Norte;
  • Igapó (Natal);
  • Jucurutu;
  • Apodi;
  • Serra Vermelha (Serra do Mel);
  • Parelhas;
  • Mossoró;
  • Maísa (Mossoró);
  • Açu;
  • São José de Mipibu.​

Outra ação importante para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico da distribuidora foi a instalação de 111 equipamentos telecomandados na rede em todas as regiões do estado. Essa tecnologia permite, em casos de interrupção de fornecimento, a recomposição mais rápida da rede em qualquer ponto do estado de forma remota a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da Cosern, em Natal.

A Cosern também substituiu 106 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (uma tecnologia que permite o convívio harmonioso com a vegetação) na rede de baixa tensão e executou o equivalente a 13.132 quilômetros de poda de árvores, contribuindo com a redução do número de ocorrências no sistema elétrico.

Melhoras nos índices de DEC e FEC

O desempenho dos indicadores de qualidade no fornecimento de energia da Cosern no 1º trimestre de 2018 apresentou melhoras significativas. Esse item é verificado principalmente pelos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor), que teve uma redução de 6,31%, e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor), que teve uma redução de 19,90%.

No 1º trimestre de 2018, o sistema de distribuição registrou para o indicador DEC valor igual a 12,62 horas, 2,09% menor que a meta global definida pela Aneel para o ano de 2018 (12,89). Para o FEC foi registrado valor igual a 6,32 interrupções, 27,19% menor que a meta global definida pela Aneel (8,68).

Ao longo de 2017, a Cosern apresentou os melhores indicadores de qualidade de fornecimento dos últimos cinco anos, fechando o ano com DEC de 12,47 (melhoria de 7,77% em relação ao indicador registrado em 2016 e 6,84% abaixo do limite regulatório) e FEC de 6,43 (melhoria de 19,22% e 31,09% menor que a meta definida pela Aneel).

A Cosern encerrou o 1º trimestre com o total de 1.428.375 consumidores, representando um crescimento de 2,32%, equivalente a 32.388 novas unidades consumidoras, em relação ao mesmo período de 2017.​

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.