Autoridades do Rio Grande do Norte participaram da inauguração dos primeiros sete parques eólicos que a Companhia Paranaense de Energia – Copel – está construindo no Rio Grande do Norte. A cerimônia aconteceu em João Câmara e simbolizou a entrada em operação de 169,6MW de capacidade de quatro parques do Complexo São Bento, em São Bento do Norte, e de três parques do Complexo Brisa Potiguar, em João Câmara.
Para o diretor do Idema, Rondinelle Oliveira, a instalação dos parques eólicos e o trabalho sério desenvolvido pelo Instituto é muito importante no sentido de contribuir para o desenvolvimento econômico do estado. “Desde o início da nossa gestão já foram emitidas mais de 50 licenças ambientais na área de energia eólica. Estamos trabalhando para estabelecer uma política pública de estado que colabore com o desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
O potencial de geração de energia no Rio Grande do Norte foi o fator decisivo na escolha do estado para sediar os complexos da Copel. “O Rio Grande do Norte tem condições geográficas e climáticas propícias para a energia eólica. Agradecemos à Copel e ao Governo do Paraná pela confiança em nosso Estado, que está preparado para contribuir com o setor energético brasileiro”, disse o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.
Os cinco complexos que a Copel está construindo no Rio Grande do Norte terão um total de 28 parques eólicos. Quando o último complexo ficar pronto, em 2019, o conjunto resultará em 663,6 MW de capacidade eólica, o suficiente para abastecer 2 milhões de residências. “É um momento histórico para a Copel, pois representa uma estratégia importante da empresa na ampliação do parque de geração com investimento em energia renovável”, disse o Presidente da COPEL, Luiz Fernando Vianna.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.