O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, garantiu que neste sábado (21) será iniciada a construção de uma barreira de concreto para separar as facções rivais em Alcaçuz e evitar novos confrontos. Em reunião realizada na noite desta sexta-feira (20) com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, foi discutido como funcionará o trabalho de cooperação das Forças Armadas com as polícias do RN no reforço à segurança da capital e região metropolitana.
Cerca de 650 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica já estão reforçando o patrulhamento das principais vias, corredores, pontos turísticos, hospitais e aeroporto da capital potiguar. A previsão é de que amanhã (21) este número chegue a 1.500 e, no domingo (22), a quase 2 mil.
“Os trabalhos dentro de Alcaçuz vão continuar, e assim a gente vai enfrentando essa crise a cada dia”, destacou o governador, que conseguiu também a cooperação com equipamento do setor de engenharia do Exército. Amanhã será iniciada a construção de uma barreira física, de concreto, em Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta.
O ministro Raul Jungmann salientou que a atuação das tropas federais dará maior disponibilidade, em termo de efetivo policial, para que o estado possa se dedicar mais às questões prisionais.
“Nós estamos aqui atendendo a um pedido do governador feito ao presidente da república que solicitou o apoio às forças armadas para a manutenção da ordem e da segurança neste momento que vive o Rio Grande do Norte. Até o domingo teremos 1846 homens aqui para assegurar, junto com a polícia militar e a polícia civil, segurança e a tranqüilidade do povo de Natal e da região metropolitana”.
O governador, no entanto, ainda não falou como fará para manter os presos encarcerados, já que atualmente vivem soltos nos pavilhões, nem apontou medidas para evitar novas fugas e entradas de materiais ilícitos dentro da unidade prisional.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.