No litoral sul do Rio Grande do Norte, entre diversas alternativas para as férias de verão, você pode contar com a Praia da Baía Formosa. Aqui é possível garantir momentos de pura diversão e tranquilidade para toda a família. Cercada pelas mais belas paisagens, o visual da praia já é um atrativo por si só, compondo um cenário natural e exótico.
A região
Baía Formosa fica situada no litoral sul do Estado, distante 94 km de Natal – além de 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela BR-101. O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses, foi dita a seguinte frase:
“Ó, que baía formosa!” – tal frase teria sido exclamada, segundo a lenda.
Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2.000 hectares. Por lá, é possível encontrar a famosa Lagoa da Coca-Cola – que é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.
A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas.
O município tem apenas duas áreas ocupadas: a cidade de Baía Formosa, que é sua sede municipal, e a localidade de Sagi, onde há bancos de areia monazítica, muito caranguejo, muito peixe e uma reserva do Peixe-Boi. Além, é claro, de tudo o que pode ser encontrado nos longos manguezais totalmente preservados.
Práticas de esportes
É comum encontrar surfistas por toda a costa da Praia de Baía Formosa. A formação geológica da região estrategicamente é ideal para a prática do surf, pois forma muitas ondas. O mais famoso surfista de lá, e que recentemente conquistou o ouro nas Olimpíadas de Tóquio, é o Ítalo Ferreira.
As ondas da região são consideradas muito boas e a “tribo do surf” da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país. Ao longo dos 26 km de orla marítima, tem-se três rios mais expressivos: o Rio Guaju, na divisa com a Paraíba , o Rio Sagi e o Rio Cunhaú.
Dentre as mais belas praias tem-se a Praia dos Olhos D’Água, que ganhou esse nome devido às nascentes de água doce que afloram na areia. Ela é totalmente deserta, com um leve e permanente marulho, fazendo uma escala musical só sua. A Praia do Coqueiral, com o Morro da Cotia, e a Praia dos Golfinhos, mais próxima do pequeno centro urbano de Baía Formosa, são outros destaques.
Atração à parte
Quem está pela Baía Formosa ainda pode aproveitar uma super e divertida atração: os golfinhos. Perto da colônia de pescadores, a conhecida Baía dos Golfinhos, é um atrativo à parte. Diversos grupos de golfinhos ficam pela costa e se você tiver sorte, pode tomar banho com eles e brincar. Claro que o acesso ao mar não é livre e existe fiscalização, para a segurança dos animais.
Estrutura na praia de Baía Formosa
Você encontra conforto, segurança e tudo o que precisa na Baía Formosa. A região é muito bem estruturada com hotéis e pousadas para todo tipo de bolso. Existe também a opção de casas para veraneio para aqueles turistas que desejam um espaço mais exclusivo e um conforto maior que somente esse tipo de imóvel oferece.
Na orla, é possível também encontrar diversos restaurantes e quiosques, mesmo sendo uma região mais deserta. Você não terá problema em receber um bom atendimento enquanto curte a sua praia.
Quer saber mais sobre Baía Formosa? Dá uma conferida no vídeo abaixo:
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.