Dando continuidade à visita da comitiva chinesa liderada pela Cônsul Geral da China em Recife, Yan Yuqing, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu o grupo nesta quarta-feira (10) para um encontro com lideranças e empresários dos principais setores econômicos do estado.
Representantes do primeiro escalão do Governo do Estado e algumas instituições convidadas, entre elas o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), puderam apresentar aos investidores chineses um panorama das potencialidades e as oportunidades de negócio existentes nas diversas regiões do Estado.
O presidente do CERNE, Darlan Santos, ressaltou as potencialidades em energia renovável e citou alguns dos principais projetos desenvolvidos ou apoiados pela entidade. Ele traçou o cenário atual do setor eólico no estado, que produz 30% de toda a energia eólica do país, tendo mais de 150 projetos em operação.
O RN detém a maior concentração de aerogeradores no país, com 1.500 máquinas, e investimento superior a R$ 15 bilhões. “Já estamos estudando a potencialidade do estado na exploração offshore (com equipamentos instalados no mar), e agregar também a exploração da energia solar, que complementa a energia eólica”, adiantou.
Darlan apresentou ainda à delegação chinesa, como uma proposta de investimento, um sistema de dessalinização operado com energia solar para a região do semiárido potiguar e um projeto de desenvolvimento de um veículo popular elétrico.
A comitiva do governo da China desembarcou em solo potiguar na última terça-feira, 9, para tratar de possíveis investimentos nas áreas de energia, mineral, agrícola, ferrovias e turismo. A Cônsul Geral, Yan Yuqing, chefia a delegação composta por 30 integrantes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.