As forças policiais do Rio Grande do Norte continuam o trabalho ostensivo em todo o estado para reprimir atos criminosos que estão sendo registrados em resposta à instalação do bloqueador de chamadas de telefonia no Presídio de Parnamirim (PEP). Na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) comunicou a detenção de mais 14 pessoas suspeitas de envolvimento em atos de vandalismo no RN. Com o resultado, o número de suspeitos detidos chega a 100.
Em Natal, foram presos Taliedson Miranda de França, 21 anos; Diego William, 28; Elias Ferreira do Nascimento, 50; Daverson da Silva Maximiliano, 21; José Janieri da Costa, 38; e Gabriel Lucas Martins de Souza, 19 anos. Uma outra pessoa detida na operação ainda está sendo identificada.
A prisão foi o desfecho da Operação Eirene, uma investigação que vinha sendo conduzida pela Polícia Civil há mais de 30 dias junto com a 9ª Vara Criminal de Natal, tendo como alvos membros de uma facção criminosa. A Polícia constatou que eles se preparavam para praticar novos atos de vandalismo na capital.
Em Mossoró, quatro elementos foram presos em flagrante, nesta madrugada, por policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) suspeitos de terem provocado um incêndio no pátio de uma delegacia, atingindo veículos, como também pela tentativa de incêndio a uma base policial desativada. Os presos são Leonardo Bruno Pereira Lopes, Adriano de Souza Freire, Jeferson Severo Galdino e Gessé Teixeira da Silva. Todos foram autuados por organização criminosa e incêndio.
Em Caiçara do Norte, três homens foram detidos por suspeita de terem participado da tentativa de incêndio a um ônibus de uma empresa de energia eólica na cidade, na última sexta-feira (29). O trio foi autuado pelos crimes de organização criminosa e incêndio na Delegacia de São Bento do Norte.
Luiz Eduardo da Silva, 22 anos, foi pego de posse de 56 pedras de crack e a quantia de R$ 2.110,00 em dinheiro. Também foram presos Cristiano Antônio dos Santos, 27 anos, e José Ronaldo da Silva, 25. A Polícia investiga a participação de outro suspeito.
No total, foram notificadas 106 ocorrências, sendo 61 incêndios, 30 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e quatro depredações. Os veículos incendiados (ônibus e micro ônibus) são 32.
As ocorrências foram registradas em 33 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova, São Tomé, Pendências, São Fernando, Rio do Fogo, Itajá, Extremoz, Dix Sept Rosado e Parelhas.
Outros suspeitos, conduzidos para averiguação foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz, Natal, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Patu, Nova Cruz, Canguaretama, São Tomé e Goianinha. Com eles, a PM apreendeu motos roubadas, armas, cartuchos, munições, chumbo, pólvora e dezenas recipientes de combustíveis, dinheiro, explosivos e colete balísitico. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.