Rio Grande do Norte

Ceasa terá esgotamento sanitário após 43 anos

Após 43 anos, a Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) finalmente terá um sistema de esgotamento sanitário adequado às normas ambientais. A obra do sistema está finalizada, entretanto, na época, algumas pendências estruturais impossibilitaram a ligação do sistema da Ceasa na rede de esgotamento da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

A atual administração negociou com a empresa executora da obra, FDOIS Engenharia, que fez as adequações como a instalação da grade no poço de visita, o que possibilitará a Caern fazer a ligação em seu sistema de esgoto.

“Foi encaminhado um ofício a Caern solicitando a vistoria no poço de visita para atestar a adequação e funcionalidade das grades para então ser feita a ligação no sistema de esgotamento sanitário da empresa”, explica Márcio Valério, coordenador administrativo operacional.

O sistema de esgotamento sanitário foi uma exigência da 45º Promotoria do Meio Ambiente, que após ação civil pública em 2010, determinou que a Ceasa-RN realizasse a obra, orçada em cerca de R$ 400 mil reais.

“Na época, foi feito o projeto e executada a obra, porém, a Caern informou da impossibilidade da ligação da rede de esgoto, devido incompatibilidades técnicas do projeto. O que foi resolvido pela atual administração que se empenhou ao máximo para que as pendências fossem solucionadas”, explica Jonas Dumaresq, advogado contratado.

Após a ligação dos sistemas, a Ceasa-RN iniciará o processo de notificação as lojas permissionárias para que cada loja faça a sua ligação no sistema de esgotamento sanitário seguindo as instruções técnicas necessárias.

“Com muito esforço a administração conseguiu finalizar a obra de esgotamento que irá acabar com vários pontos de vazamentos que temos dentro da Ceasa-RN e cumprir com o compromisso assumido junto à Promotoria. Além disso, está em andamento os projetos de Drenagem e permeabilização do solo que irão eliminar os pontos de alagamentos causados pelas chuvas”, explica o diretor-presidente, Flávio Morais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.