A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, a conta de água dos consumidores do Rio Grande do Norte vai ficar mais cara. A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) solicitou o aumento de 6,7% e o reajuste foi aprovado Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado (Arsep).
Todas as tarifas de consumo irão subir. A mais comum, para uso residencial, passará dos atuais R$ 43,77 para R$ 46,71, para quem consome até 10 mil litros por mês.
Confira:
A Arsep regulamentará novos aumentos na tarifa de água com a validação do inventário da Base de Ativos Regulatória (BAR) ao longo do período de 2021 a 2025. No entanto, os reajustes de tarifas de serviços públicos de saneamento básico só poderão ser feitos observando intervalo mínimo de doze meses.
A medida manteve, ainda, a cobrança das tarifas dos serviços de esgotamento sanitário nos seguintes percentuais: o valor passa a ser de 35% da tarifa de água para consumo em todas as categorias de consumidores em sistemas de esgotos condominiais.
Ainda segundo a Arsep, para os consumidores em sistemas de esgotos convencionais, o valor é de 70% da tarifa de água. Por fim, a cobrança será de 100% da tarifa de água para os poços tubulares.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.