Apostando na retomada econômica com o avanço da vacinação no Brasil, a Buser deu início a um plano de expansão para chegar com força ao Rio Grande do Norte. Maior plataforma de intermediação rodoviária do país, a startup vai operar 16 pares de cidades em território potiguar a partir de setembro. A expectativa é transportar mais de 70 mil passageiros em 2022.
O lançamento faz parte de um grande plano de expansão da Buser no Nordeste. Como parte da estratégia para conquistar esse novo mercado, a plataforma distribuirá cupons nas redes sociais, site e aplicativo, com direito à primeira viagem grátis. Em média, as viagens pela plataforma custam 60% do valor da concorrência, chegando a custar até a metade do valor cobrado por empresas regulares. O preço da viagem Natal – João Pessoa (PB), por exemplo, é de R$ 35,90, enquanto nas viações tradicionais não custa menos de R$ 55,00. Já o trecho Fortaleza (CE) – Mossoró (RN) sai por R$ 29,90 na Buser, mas custa o dobro (R$ 60,00) na concorrência.
O diretor de Operações da Buser, Thiago Zanetti, destaca a explosão que o turismo interno doméstico deve ter nos próximos meses. “Especialistas do setor apontam que muitos brasileiros vão optar por fazer viagens dentro do Brasil, com períodos mais curtos e lugares mais próximos de onde moram. Nesse sentido, é enorme o potencial que o Rio Grande do Norte tem para atrair turistas que vivem no Nordeste”, ressalta o executivo.
A capital potiguar é um dos destinos mais procurados por quem mora na região. “Natal tem excelentes atrações turísticas, como a Praia de Ponta Negra. Pensando nisso, disponibilizamos diversas rotas ligando cidades do Nordeste à capital, mas também conectando Açu e Mossoró com todo conforto, segurança e preço baixo que só a Buser oferece”, destaca Zanetti.
As saídas serão diárias, a partir de pontos de embarque e desembarque estruturados para a operação, fora das rodoviárias (confira a lista completa das rotas Buser em território potiguar no fim do texto).
Menos “pinga-pinga” e mais segurança
Um dos diferenciais da Buser será a oferta de rotas mais expressas do que a concorrência costuma oferecer na região. Na prática, isso quer dizer que as viagens terão menos “pinga-pinga”. Nas grandes viações com frota própria que operam no Nordeste, a média é de 9 paradas por viagem, chegando, em alguns casos, a 14 paradas. Na Buser, essa média cairá para menos de 3 paradas por viagem, chegando a conectar até 5 cidades no máximo, em algumas rotas.
Outro destaque da plataforma é o uso da tecnologia para ajudar a tornar as viagens de ônibus mais seguras. Todos os ônibus parceiros da Buser contarão com o sistema de telemetria, ferramenta que permite o controle da velocidade em tempo real. Caso o motorista ultrapasse 90 km/h, é ativado um aviso sonoro no veículo para alertá-lo, e a Buser aplica uma multa à empresa dona do ônibus. A telemetria ajuda a evitar acidentes e a identificar alguma falha mecânica na viagem, exemplo: se o veículo quebrou, se chegou ou se saiu com atraso. A plataforma também está instalando nos veículos câmera com sensor de fadiga, um equipamento que usa tecnologia de ponta no segmento de viagens de ônibus, capaz de detectar níveis de cansaço e desatenção dos motoristas.
Como funciona?
A Buser nasceu em 2017 como uma plataforma digital que promove o fretamento colaborativo de ônibus. Na prática, ela junta um grupo de pessoas que divide o valor do fretamento de uma viagem, o que barateia os preços aos passageiros. É a startup quem promove essa conexão, se aliando a empresas pequenas e médias de ônibus, que dispõem de todas as licenças necessárias e fazem o recolhimento de tributos em dia, o que gera importante receita aos cofres públicos. Todos os veículos são regularizados, novos e modernos.
Para o usuário, a experiência é bem parecida com o de um site de compra de passagens, mas ao invés de adquirir o bilhete, o passageiro faz a reserva e aguarda a confirmação da viagem. Tudo é feito pelo aplicativo ou site da Buser. No momento da reserva aparecem todos os detalhes referentes ao embarque, que acontecem em pontos mantidos pela plataforma fora das rodoviárias.
“Trata-se de um modelo ainda novo no país, que de fato está revolucionando o mercado de viagens rodoviárias, tanto pela questão do preço quanto pela experiência que proporcionamos. Nosso objetivo é unicamente beneficiar a população, tornando o transporte mais acessível. Por isso, agradecemos os parceiros que estão entrando conosco nessa missão”, afirma Marcelo Vasconcellos, co-fundador da Buser.
Rotas no Rio Grande do Norte
- Açu (RN) – Fortaleza (CE)
- Fortaleza (CE) – Açu (RN)
- Fortaleza (CE) – Mossoró (RN)
- Fortaleza (CE) – Natal (RN)
- João Pessoa (PB) – Mossoró (RN)
- João Pessoa (PB) – Natal (RN)
- Maceió (AL) – Natal (RN)
- Mossoró (RN) – Fortaleza (CE)
- Mossoró (RN) – João Pessoa (PB)
- Mossoró (RN) – Recife (PE)
- Natal (RN) – Fortaleza (CE)
- Natal (RN) – João Pessoa (PB)
- Natal (RN) – Maceió (AL)
- Natal (RN) – Recife (PE)
- Recife (PE) – Mossoró (RN)
- Recife (PE) – Natal (RN)
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