Rio Grande do NortePolítica
Tendência

Banda Grafith é declarada patrimônio cultural e imaterial do RN

O projeto de lei aprovado ressalta a relevância cultural e social da banda, que há décadas representa uma das principais expressões musicais do Rio Grande do Norte.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou nesta terça-feira (29) um projeto de lei que concede à banda Grafith o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A proposta, de autoria da deputada Eudiane Macedo (PV), agora aguarda a sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT) para que o reconhecimento seja oficializado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Fundada em 4 de novembro de 1988 em Natal, a banda Grafith foi formada pelos irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior. Com 36 anos de carreira, o grupo celebra seu aniversário no próximo dia 9 de novembro, em um show marcado para ocorrer na Shock Casa Show, em Natal.

A Grafith começou sua trajetória musical tocando em bailes com uma variedade de estilos, como discoteca e rock, mas rapidamente ampliou seu repertório. O grupo é conhecido pela capacidade de adaptação musical, passando por gêneros que vão do samba e MPB ao forró, suingueira, piseiro e samba-reggae.

Essa flexibilidade musical consolidou a banda como um fenômeno regional, atraindo uma legião de fãs que acompanha de perto seus shows, realizados tanto na capital quanto em várias cidades do interior do estado.

O projeto de lei aprovado ressalta a relevância cultural e social da banda, que há décadas representa uma das principais expressões musicais do Rio Grande do Norte, mantendo seu estilo único e expandindo sua base de fãs.

Banda Grafith é declarada patrimônio cultural e imaterial do RN
Banda Grafith — Foto: Divulgação

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.