Rio Grande do NortePolítica
Tendência

Balanço parcial: Eleições no RN têm ameaças, compra de votos e tentativa de homicídio

O sistema Cortex, que monitora em tempo real as ocorrências, está sendo utilizado pela operação e gerenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo TSE.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, compareceu na manhã deste domingo (6) ao Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para acompanhar de perto o andamento das ações de segurança pública relacionadas à Operação Eleições 2024.

A estrutura, montada na Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), visa monitorar em tempo real as ocorrências de crimes eleitorais e garantir um pleito tranquilo no estado.

Durante a visita, o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo Silva, apresentou um balanço das ocorrências registradas até as 11h. Ele destacou a importância da integração entre o Governo do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), o Ministério Público, além de outras instituições federais e municipais.

A Operação Eleições tem como destaque a integração do Governo do Estado com os demais poderes, como o Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público e outras instituições federais. Um trabalho conjunto para garantir eleições seguras e pacíficas”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O sistema Cortex, que monitora em tempo real as ocorrências, está sendo utilizado pela operação e gerenciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). O relatório apresentou as seguintes ocorrências:

  • Campo Grande: Uma ameaça a candidato foi registrada no dia 05/10, referente a um incidente ocorrido no dia anterior, às 10h30.
  • São José de Mipibu: Uma denúncia de calúnia foi realizada em 05/10, por volta das 9h00.
  • Dr. Severiano: Houve uma ocorrência de compra de votos, que resultou na detenção de uma pessoa, registrada no mesmo dia às 17h30.
  • Nísia Floresta: Uma tentativa de homicídio foi reportada no início da madrugada de 06/10, às 1h30.
  • Parnamirim: Um incidente envolvendo ameaça e propaganda irregular culminou na apreensão de duas armas e na detenção do filho do prefeito. A ocorrência foi registrada às 3h00 do dia 06/10. Para mais informações sobre o ocorrido, confira aqui.

Ao comentar os números apresentados, o coronel Francisco Araújo enfatizou que, apesar das ocorrências, o processo eleitoral segue dentro das expectativas. “Pela quantidade de ocorrências até o momento, em relação à quantidade de eleitores e locais de votação, e considerando os esforços das forças de segurança pública estaduais, federais e municipais, que atuam de forma integrada, acreditamos que o pleito eleitoral está acontecendo dentro da expectativa”, afirmou o secretário.

A reunião no CICCE contou com a presença de autoridades importantes do estado, como a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), desembargadora Maria de Lourdes Azevedo, a procuradora-geral de Justiça do RN, promotora Elaine Cardoso, e o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, General de Brigada Klauber Candian. Outros presentes incluíram o chefe do Estado-Maior do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha, Marcus Vinicius Povoa Nobrica, o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, além de diversos comandantes e superintendentes de órgãos de segurança pública.

A governadora Fátima Bezerra recebeu os representantes das instituições junto ao coronel Araújo e ao secretário adjunto, delegado Osmir Monte, destacando a relevância da atuação conjunta para manter a ordem durante as eleições.

Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro Júnior, a superintendente da Polícia Federal, Larissa Perdigão, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Péricles Venâncio, e a superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no RN, Fernanda Müller.

Eleicoes no RN tem ameacas compra de votos e tentativa de homicidio
Crimes eleitorais no RN: Governo divulga balanço e destaca integração de forças de segurança – Foto: Rafael Nicácio / Portal N10

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.