Rio Grande do Norte

Aumentar o Score grátis? Conheça o golpe do “Contato Quente na Serasa”

Usando uma estratégia que costuma nortear quase todos os golpes, a proposta dos criminosos se mostra, em todo o momento, sedutora

A tentativa constante de aplicar golpes é prática comum de muitos bandidos. Desta vez, em uma nova e perigosa modalidade de crime, golpistas mentem que conhecem pelo menos um funcionário da Serasa capaz de eliminar pendências do cliente junto à empresa mediante pagamento. As mais frequente promessas dos golpistas são “melhorar a pontuação de Score” do usuário ou “retirar pendências do CPF na Serasa”.

Não caia nessa. Como sempre acontece, tão logo conseguem envolver a vítima, causando grande prejuízo financeiro, os cibercriminosos somem sem deixar rastro, impedindo a recuperação do prejuízo financeiro e dificultando a atuação das autoridades.

Portanto, se alguém oferecer vantagens como “retirar as pendências do CPF na Serasa” e “aumentar o seu Score”, não tenha dúvida alguma: é o “Golpe do Contato Quente”.

Como isso acontece?

Usando uma estratégia que costuma nortear quase todos os golpes, a proposta dos criminosos se mostra, em todo o momento, sedutora. Os estelionatários especializados em golpes digitais se tornam craques em “engenharia social”, ou seja, estabelecem uma conversa tão bem articulada que faz a vítima se envolver no diálogo, confiar na proposta e nas intenções de quem está no outro lado da linha, entregar informações básicas de suas contas e transferir dinheiro para a conta de criminosos.

Um ponto importante na prática criminosa é que o contato se inicia quando o consumidor permite abrir uma caixa de mensagem privada com os criminosos.

Um alerta policial básico e antigo, que já virou bordão popular, deve ser sempre respeitado, em especial ao receber mensagens ou o contato de pessoas desconhecidas exageradamente disponíveis e dispostas a facilitar a sua vida: “quando a esmola é muita ou a promessa é grande, desconfie do santo”.

Para negociar as dívidas e aumentar Score não existe “jeitinho”. No caso do Score, trata-se de um algoritmo inteligente que avalia técnica e numericamente o histórico financeiro dos consumidores. Já no caso da negociação das dívidas, a Serasa disponibiliza a plataforma Serasa Limpa Nome, com mais de 130 parceiros. A negociação só pode ser executada por meio dos canais oficiais da Serasa:

Conheça em detalhes o “Golpe do Contato Quente”

A fraude funciona da seguinte forma: você está navegando nas redes sociais e depara com um comentário aleatório mais ou menos assim: “Gente, tô com um contato quente de uma pessoa da Serasa que pode resolver o seu problema sem custo”.

Como se percebe, a mensagem tem estilo, tática, texto e cara de golpe … É golpe!

As características associadas a fraudes de internet são bem conhecidas: os textos são em geral sedutores e simples, prometendo soluções mágicas e imediatas, com recompensas costumeiramente vantajosas. Geram a falsa ideia de que “chegou o seu grande dia!”

Os golpistas costumam escrever ou falar exatamente uma linguagem, na forma e no conteúdo, que muitas pessoas gostam de ler ou ouvir. Por isso que se diz que é uma linguagem aparentemente amigável e familiar, sedutora e que “poupa” a vítima de ter de fazer qualquer trabalho – a vítima precisa “apenas” pagar para obter a tal vantagem.

Na sequência em que a conversa se estabelece com alguma familiaridade, chega então a mensagem-chave do criminoso: “Chame no PV pra aumento do Score, esse dá certo porque é contato quente de dentro da Serasa”. Chamar no PV (privado) é fundamental para o golpe ser concretizado. Ou seja: nunca chame no privado.

Posso pagar para aumentar o meu Score?

Lógico que não!

Assim como não existe “contato quente na Serasa”, também não funciona “pagar para aumentar o Score”.

Uma pessoa, por mais capacitada que seja, não consegue maquiar os números da pontuação Score porque o cálculo é feito por um algoritmo e não por pessoas. Não há possibilidade de a pontuação ser manipulada.

Os critérios para aumentar Score são pré-estabelecidos e dependem de hábitos financeiros saudáveis, como pagar as contas em dia, honrar com os parcelamentos de empréstimos e dívidas e outras avaliações consideradas pelo algoritmo.

E como renegociar as dívidas com absoluta segurança?

Segurança, agilidade e a disponibilidade de bons descontos oferecido pelos parceiros é o que a Serasa faz na negociação de dívidas para os consumidores.

Se você quer renegociar dívida, deve acessar os canais oficiais do Serasa Limpa Nome. Confira alguns benefícios de renegociar suas dívidas por meio da plataforma:

· Suas dívidas podem ser negociadas com ofertas e condições especiais. Há casos em que os descontos chegam a até 90%.

· É confiável e seguro. Ao fazer o login e senha na plataforma Limpa Nome você negocia em poucos minutos o seu débito atrasado, com segurança absoluta e muito agilidade (cerca de 3 a 5 minutos).

· Seus acordos, suas regras. Depois de aceitar as condições negociadas, você gerencia o acordo na plataforma, pode emitir 2ª Via do boleto e acompanhar o andamento da quitação das parcelas.

E atenção na busca pelos canais oficiais. No caso do site, você deve se certificar letra por letra do endereço de acesso para não errar: é serasa.com.br/limpa-nome-online.

Além do site oficial do Serasa Limpa Nome, você ainda pode acessar os seguintes canais oficiais: ·

Aplicativo: basta você procurar na loja do seu smartphone, seja Android ou iOS, pela palavra Serasa. Identifique a logomarca Serasa, certifique-se de que o desenvolvedor é a Serasa Experian e baixe no seu celular.

WhatsApp: adicione nos seus contatos o número (11) 99575-2096 e verifique se aparece a logomarca Serasa e um selinho de acreditação de conta verificada (aquele v dentro de uma bolinha verde). No caso do WhatsApp, o primeiro contato será de uma assistente virtual – portanto, desconfie se uma pessoa iniciar a conversa.

Telefone: se você prefere a ligação telefônica, a Serasa também possui um canal oficial pelo número 0800-591-1222

Dicas para não cair no “Golpe do Contato Quente”

  • Não existe maneira de retirar pendências junto à Serasa sem pagar a dívida ao credor;
  • A pontuação do Score segue hábitos e histórico financeiro do consumidor, que ninguém pode alterar;
  • A Serasa não cobra pelo manual de uso do Score, muito menos para aumentar a pontuação na ferramenta: as orientações de saúde e educação financeira são gratuitas e disponibilizadas no site oficial da empresa;
  • Os golpistas usam páginas de assuntos aleatórios nas Redes Sociais, sem relação alguma com finanças, para atrair mais facilmente suas vítimas;
  • O criminoso faz algum comentário dizendo que conhece alguém na Serasa que tirou suas pendências;
  • No final, o estelionatário oferece o contato no privado (PV);
  • Ao falar com a vítima, o fraudador cobra um valor pelos serviços oferecidos e envia um boleto;
  • Os boletos, eventualmente pagos, vão para a conta pessoal do golpista. Que some.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.