A Companhia Independente de Proteção Ambiental encontrou um ‘acampamento’ utilizado por fugitivos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) no meio da mata do Parque das Dunas. Com isso, a direção do Parque decidiu suspender os passeios pelas trilhas.
A Polícia Militar recebeu informações de que fugitivos do PEP estariam na mata do Parque das Dunas na sexta-feira (26). Policiais foram até o local para averiguar a denúncia e foram recebidos a tiros. Na ocasião, a PM encontrou colchões e redes. Na operação, um fugitivo foi morto (Cleison Bruno da Costa, o ‘Bruno Detona’, que por duas vezes conseguiu fugir do PEP) e outro recapturado (Luiz Sérgio Revoredo Júnior).
Também na sexta-feira, a polícia conseguiu recapturar outros quatro fugitivos em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No total, 14 fugitivos foram recapturados.
Fuga histórica
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania do estado, Luis Mauro Albuquerque Araújo, um erro na concepção das guaritas que fariam parte do muro de segurança da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) acabou facilitando a maior fuga prisional do Rio Grande do Norte, ocorrida na madrugada de quinta-feira (25). Elas deixaram de ser construídas porque não tinham todas as características necessárias no projeto original e precisariam ser redesenhadas. Além disso, a falta de grades nas celas do presídio foi determinante para a confecção do túnel que permitiu a fuga.
Segundo o gestor, o problema de concepção do projeto foi a falta de condições mínimas de trabalho para o policial que ficasse de prontidão na guarita, como a inexistência de banheiro. “O muro, por si só, ele protegeu a saída dos presos. O policial militar que estava dentro perdeu a visão, porque eles saíram depois do muro, então usaram o muro como proteção visual”.
Parque das Dunas
O Parque das Dunas é gerido pelo IDEMA e recebe uma média anual de 150.000 visitantes, mantendo ainda um cadastro com cerca de 10.000 coopistas – que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas. Durante o ano inteiro, o Parque oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com shows, peças, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.