O blackout no sistema elétrico do Nordeste trouxe consequências diretas para a distribuição de água. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por exemplo, é uma das principais consumidoras de energia elétrica no Estado. Assim, a pane interrompeu o funcionamento de todos os seus sistemas de abastecimento de água – menos o sistema de esgotamento, que teve o funcionamento assegurado por geradores.
De acordo com a Caern, durante todo o período foi inviabilizada a captação de água de poços e lagoas, impossibilitando o funcionamento das Estações de Tratamento de Água e sua distribuição. Com a parada, o fornecimento de água fica completamente comprometido no RN., com a regularização da distribuição podendo levar de 24h até 48h.
Diferente do sistema elétrico, a distribuição de água não ocorre de maneira uniforme, dependendo de energia elétrica para a pressurização da rede, por exemplo. A Caern informa que vai se empenhar “para sanar as situações que tenham sido provocadas pelo apagão”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.