Os alunos de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Moysés Sousa e Raquel Marinho, desenvolveram um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência auditiva no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O programa para smartphone, batizado de Libras IFZN, foi resultado do trabalho final da disciplina de Libras I, ministrada pelo professor Gueidson Pessoa de Lima no Campus Natal/Zona Norte. O app é composto por sinais do alfabeto, dos numerais e de sinais da informática.
“Quando soubemos da proposta da atividade final, realizamos pesquisas sobre o tema da disciplina e percebemos que os aplicativos sobre termos da informática eram produzidos em vídeos ou através de avatars. Para um leigo, que está começando a aprender os sinais das libras, é um pouco difícil de entender”, explicou Raquel.
Diante dessa dificuldade, o grupo teve a ideia de criar um aplicativo para tentar minimizar o problema dessas pessoas. “O app contém tanto sinais do alfabeto como números por meio de imagens estáticas, com o diferencial de possuir temos da área da Informática. Além disso, o programa é bem simples e em breve vamos adicionar mais funcionalidades”, completou.
Disponível na Google Play Store, o “Libras IFZN” já conta com quase 1.500 downloads desde o seu lançamento, que ocorreu em agosto deste ano. Para baixar o aplicativo na Google Play, clique aqui.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.