Nesta segunda-feira (25), o advogado Carlos Kelsen foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), em votação que ocorreu pela primeira vez de forma 100% online. Ele liderou a chapa intitulada “O trabalho segue, a advocacia avança”, conquistando 3.558 votos válidos, o equivalente a 50,62% do total.
A diretoria eleita para o triênio 2025-2027 contará com Bárbara Paloma como vice-presidente, Ricardo Lucena como secretário-geral, Marcos Braga como secretário-geral adjunto e Marília Bezerra na função de tesoureira. Na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), foram eleitos Úrsula Bezerra para a presidência e Fábio Saraiva para a vice-presidência.
A votação contou com a participação de 7.295 advogados e advogadas, representando 86,07% do total de eleitores aptos a votar. O presidente da Comissão Eleitoral, Flávio Henrique, destacou a tranquilidade do processo. “Essa foi a primeira eleição virtual e tivemos uma grata surpresa com abstenção muito pequena. Durante o dia não tivemos nenhuma intercorrência grave que comprometesse o pleito“, afirmou.
Carlos Kelsen enfrentou outras duas chapas na disputa. A OAB Forte, que ficou em segundo lugar, obteve 2.894 votos, o equivalente a 41,17%. Já a chapa Coragem para Mudar conquistou 577 votos válidos, correspondendo a 8,21%.
Quem é Carlos Kelsen
Carlos Kelsen, novo presidente da OAB/RN, é advogado, professor e sócio gestor do escritório Lúcio Teixeira dos Santos Advogados. Ele é Mestre em Administração, especialista em Direito Civil e Empresarial e associado ao IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Kelsen também é autor do livro Planejamento Estratégico em Escritórios de Advocacia, publicado pela OAB Editora, além de colunista de programas e portais jurídicos, como Cidade Notícias e Juristec. Ele integra ainda o projeto de educação jurídica @SeuRumo.
Úrsula Bezerra assume a presidência da CAARN
A advogada Úrsula Bezerra, eleita para presidir a CAARN, tem uma vasta atuação na área jurídica e acadêmica. Docente em cursos de graduação e pós-graduação, ela também é coordenadora do curso de Direito do UNI-RN.
Úrsula preside o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Norte (IAP.RN) e integra o IBDFAM/RN. Dentro da OAB, já participou das Comissões de Direito das Famílias e Sucessões, Ensino Jurídico e Prerrogativas. Ela também é mediadora pelo CNJ e facilitadora de Justiça Restaurativa.
Resultados nas subseções do estado
As subseções da OAB no Rio Grande do Norte também definiram suas novas lideranças:
- Alto Oeste: Chapa “Advocacia Unida, Compromisso Renovado”
- Apodi: Chapa “Pra OAB Continuar Avançando”
- Assu: Chapa “Pertencer e Servir”
- Caicó: Chapa “OAB Inclusiva!”
- Currais Novos: Chapa “Mudar para Avançar!”
- Goianinha: Chapa “Compromisso OAB Continua!”
- Macau: Chapa “Advocacia Mais Unida”
- Mato Grande: Chapa “União e Representação”
- Mossoró: Chapa “Força e Representatividade”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.