Rio Grande do Norte

5º dia de ataques no RN: resumo dos acontecimentos de hoje

Rio Grande do Norte enfrenta uma onda de violência que já dura cinco dias

O estado do Rio Grande do Norte enfrenta uma onda de violência que já dura cinco dias. Nesta sexta-feira (17), um caminhão com carga de água mineral foi incendiado em frente a um condomínio residencial na Zona Oeste da capital, Natal.

A polícia informou que o motorista foi abordado por criminosos e rendido antes de o veículo ser queimado. A população apagou as chamas antes mesmo da chegada dos bombeiros, utilizando extintores do condomínio.

Já a Secretaria de Segurança Pública do estado informou que, até agora, foram registrados mais de trinta ataques, além de prisões de suspeitos e apreensão de armas e artefatos explosivos.

Além disso, uma oficina foi atacada com carros sendo incendiados na Avenida 6, em Dixt-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. Em Ceará-Mirim, um criminosos incendiaram um galpão que armazenava pneus para reciclagem.

Reforço no policiamento

Mais 60 policiais militares, 30 da Paraíba e 30 do Ceará, chegaram ao estado para reforçar o policiamento. A Força Nacional, com 90 agentes, e mais 30 policiais penais federais também desembarcam no estado este fim de semana.

Eles se juntarão aos 100 agentes da Força Nacional que já trabalham no policiamento ostensivo em apoio às forças de segurança potiguares desde a última quarta-feira (15). Três helicópteros enviados pelas PMs de estados vizinhos também ajudarão nas operações de combate aos ataques criminosos no Rio Grande do Norte.

Solicitações do Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações atualizadas sobre o sistema prisional do Rio Grande do Norte a órgãos de segurança pública do estado e também a órgãos do governo federal.

Os ofícios foram expedidos nessa sexta-feira (17) pela Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR).

No documento enviado ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o MPF solicita acesso ao último relatório de vistoria realizada pelo órgão, que aponta graves violações no sistema penitenciário no estado nordestino.

O MPF também enviou ofícios para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e para a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público.

O objetivo é apurar eventuais violações de tratados internacionais ratificados pelo Brasil e irregularidades no repasse de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) ao estado.

Policial Penal assassinado

A morte do policial penal Carlos Eduardo Nazário, ocorrida na noite de sexta-feira (17), causou revolta na sociedade como um todo e, principalmente, na presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), Vilma Batista. Em seu discurso, a líder sindical lamentou a barbárie que está acontecendo no estado e afirmou que buscará os responsáveis pelo crime e pelos ataques que vêm ocorrendo.

Festa de vaquejada em Macaíba é adiada

A cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal, decidiu adiar a festa de vaquejada que aconteceria neste sábado (18) devido à onda de ataques que vem ocorrendo no Rio Grande do Norte desde a última terça-feira (14).

A organização do evento publicou uma nota em seu perfil no Instagram comunicando que a nova data da festa será em 29 de abril, em razão da impossibilidade de garantir a segurança de clientes, prestadores de serviços e artistas. Ainda segundo o comunicado, em até 72 horas, a organização disponibilizará as instruções para possíveis reembolsos aos consumidores.

Viagens de trem estão suspensas na Grande Natal

Desde a última quinta-feira (16), as viagens de trem na Grande Natal estão suspensas devido aos crimes violentos que ocorrem no estado. Nesta madrugada, as estações dos bairros de Igapó e Bom Pastor, nas zonas Norte e Oeste, respectivamente, foram alvos de ataques.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTU) informou que a suspensão dos serviços será mantida nas próximas horas, e a definição sobre a possibilidade de funcionamento das linhas na próxima segunda-feira (20) será divulgada no domingo (19).

Número de presos sobe para 111 no Rio Grande do Norte

De acordo com a última atualização do balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), divulgada no final da tarde deste sábado (18), o número de prisões por suspeita de envolvimento nos ataques em todo o estado do Rio Grande do Norte chegou a 111.

Dos presos, três eram adolescentes, 11 eram considerados foragidos da justiça, um tornozelado foi preso com uma arma de fogo e outro tornozelado foi pego com um galão de gasolina. Segundo a Sesed, foram apreendidas 12 motos e dois carros, além de drogas, munições e produtos de furtos recuperados.

Pará oferece ajuda ao Rio Grande do Norte

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ofereceu a ajuda de 60 policiais para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Norte no combate à recente onda de criminalidade que o estado enfrenta.

Por meio de suas redes sociais, o governador Barbalho afirmou que o Pará enviará os agentes das tropas especializadas da Polícia Militar para apoiar as ações de segurança pública em diversas cidades do estado. A governadora Fátima Bezerra (PT) conversou com Barbalho e aceitou a oferta, mas ainda não se sabe quando os agentes chegarão ao RN.

Ataques a casas em Igapó

No quinto dia consecutivo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, criminosos invadiram o bairro Igapó, em Natal, e incendiaram três casas na madrugada deste sábado (18).

Moradores relataram que quatro indivíduos encapuzados e com coletes à prova de balas chegaram à Travessa Marcílio Dias por volta das 00h30, expulsando nove moradores das três casas, todos da mesma família. Segundo os relatos, uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça.

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas cancela festejos

Para manter a ordem e a segurança no município de Carnaúba dos Dantas, a Prefeitura decidiu cancelar a programação cultural e social dos festejos do Padroeiro São José, que ocorreriam neste fim de semana.

O prefeito Gilson Dantas informou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que a decisão foi tomada em conjunto com as polícias Civil e Militar. A medida visa evitar eventuais ocorrências que possam colocar em risco a população e a segurança do município.

Novo reforço da Força Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado (18) o envio de mais 100 agentes da Força Nacional ao Rio Grande do Norte.

O reforço na segurança pública, com o envio da Força Nacional e de outras forças federais, foi acertado entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o governo federal. Atualmente, mais de 500 integrantes da Força Nacional e de forças federais estão atuando no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra descarta uso das Forças Armadas

A governadora Fátima Bezerra (PT) descartou a possibilidade de utilizar as Forças Armadas para lidar com a situação. Em vez disso, o governo está focado no reforço da presença da Força Nacional de Segurança, que já conta com 265 agentes no estado.

A segurança pública foi reforçada com outros 190 policiais, incluindo policiais penais federais, policiais militares de outros estados e policiais rodoviários federais. A expectativa é que cheguem mais 60 policiais militares do Pará e outros policiais rodoviários federais.

O objetivo é chegar ao contingente de 800 policiais para colocar nas ruas e nos setores estratégicos.

Prefeitura de Parnamirim suspende coleta de poda e entulho

A prefeitura de Parnamirim informou neste sábado (18) que a coleta de poda e entulho continua suspensa. Já a coleta domiciliar está sendo feita emergencialmente nas principais vias, com a escolta da Guarda Municipal. A feira livre do bairro de Santos Reis funciona normalmente com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Serviços de saúde e transporte público

Em relação aos serviços de saúde, apenas as urgências e emergências serão atendidas na UPA, Maternidade Divino Amor e Márcio Marinho, que manterão o funcionamento normal. O Centro POP e a Casa do Adolescente e Albergue funcionarão normalmente.

Quanto ao transporte público, a frota de ônibus da Trampolim circula com sua capacidade de forma emergencial, enquanto a Cooperativa e os Interbairros permanecerão 100% recolhidos.

Prefeito de Natal se reúne para definir ações em combate aos ataques

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, reuniu-se neste sábado (18) com secretários da STTU, Urbana, Semdes, Semsur e Casa Civil para definir ações em combate aos ataques criminosos que acontecem na cidade.

Na reunião, foram discutidas estratégias para a operação “Proteger Natal”, que tem o objetivo de fazer a escolta dos transportes coletivos, da coleta de lixo e para regularizar o funcionamento dos serviços essenciais do município. Os serviços essenciais serão garantidos para a população, conforme declarou o prefeito.

Coleta de lixo é suspensa em Natal

Desde a última terça-feira (16), a coleta de lixo em Natal foi suspensa, deixando as ruas e canteiros da cidade com lixo acumulado. Na manhã de sexta-feira (17), a coleta retornou de forma bem reduzida. O problema se deve aos ataques criminosos que ocorreram nos últimos dias na cidade, o que dificultou a circulação de caminhões de coleta.

A Feira do Alecrim, uma das maiores e mais frequentadas feiras de Natal, tem passado por dificuldades nesta semana. A feira funciona de forma reduzida, sem a estrutura completa montada pela prefeitura através da Secretaria de Serviços Urbanos – SEMSUR.

Transporte público em Natal contará com frota emergencial no domingo

A cidade de Natal continuará com a operação de transporte público em frota emergencial neste domingo (19). A partir das 6h, 47 veículos de 18 linhas estarão em circulação, contemplando as linhas 07, 08, 21, 22, 29, 33, 38, 43, 50, 59, 60, 63, 73 e 77.

Para garantir a segurança nas linhas de transporte, a Guarda Municipal de Natal se comprometeu a apoiar a Polícia Militar nas garagens e terminais das empresas que atuam no sistema. O objetivo é assegurar a continuidade do serviço para a população, apesar dos ataques que vêm ocorrendo na cidade e em todo o estado desde terça-feira (14).

Transferência de chefes de facções criminosas para penitenciárias federais

Nove chefes de facções criminosas foram transferidos para penitenciárias federais na madrugada deste sábado (18). A nova ação da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Policiais Penais Federais realizaram a transferência dos detentos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

A operação teve apoio dos policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de RN. Com esta transferências já são 10 custodiados do Rio Grande do Norte.

Redução de 74,5% nos atos criminosos

De acordo com dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesd), desde a terça-feira (14), data do registro da primeira ocorrência, a diminuição de atos criminosos chegou a 74,5% ao final dessa sexta-feira (17).

A terça-feira foi o dia em que foi registrado o maior número de ocorrências no Estado, com 103 ataques, enquanto a sexta-feira registrou 26 ocorrências.

Reforço de agentes de segurança pública

O Rio Grande do Norte teve suporte em efetivo enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal e dos estados do Ceará e da Paraíba.

Até o início deste sábado (18), são 455 agentes de segurança pública cedidos para dar apoio ao trabalho das forças estaduais. Novos militares deverão chegar nos próximos dias para auxiliar no enfrentamento aos atos criminosos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.