Agenda Cultural

Sonora Brasil traz o som das Violas Singulares para o Rio Grande do Norte

Difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Esse é o objetivo do projeto Sonora Brasil Sesc, que chega em sua 19ª edição ao Rio Grande do Norte com o tema Violas Brasileiras, com apresentações entre os dias 13 e 15 de maio, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó.

Nesta edição, receberemos as Violas Singulares apresentadas por Sidnei Duarte (MT) com a viola-de-cocho, Rodolfo Vidal (SP) com a viola fandangueira ou caiçara e Maurício Ribeiro (TO) com a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. As Violas Singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados.

O grupo de violeiros inicia as apresentações em Natal, nesta sexta-feira (13) às 19h, no auditório da Escola de Música da UFRN. Em seguida, se apresentam em Caicó, no sábado (14), a partir das 19h30, no Salão Nobre da Antiga prefeitura de Caicó. E finalizam a pequena turnê em Mossoró, no domingo, a partir das 11h, no Sesc Mossoró. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos inicia uma hora entes do início das apresentações.

Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil é uma das mais importantes ações de difusão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais. São escolhidos bianualmente dois temas relevantes para o resgate da cultura musical do país, sendo quatro grupos por temática. Esses grupos circulam com seu concerto por dois anos, percorrendo todos os estados do Brasil e realizando cerca de cem apresentações.

Todas as apresentações são acústicas e tem como enfoque o desenvolvimento da cultura musical brasileira em todos os seus aspectos, do popular, ao regional, histórico e erudito.

Em sua 18ª edição, apresentou os temas Sonoros Ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema.

Em 2015, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2016, na 19ª edição, inverte-se a ordem das apresentações para que todos os grupos concluam o circuito nacional.

Serviço
O quê? 19ª edição do Sonora Brasil Sesc (apresentações)

NATAL
Quando? 13 de maio de 2016, às 19h
Onde? Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)
Quanto? Entrada Gratuita | Retirada de ingressos 1 hora antes do concerto

CAICÓ
Quando? 14 de maio de 2016, às 19h30
Onde? Salão Nobre da Antiga Prefeitura de Caicó
Quanto? Entrada Gratuita | Retirada de ingressos 1 hora antes do concerto

MOSSORÓ
Quando? 15 de maio de 2016, às 11h
Onde? Sesc Mossoró (auditório do CineSesc)
Quanto? Entrada Gratuita | Retirada de ingressos 1 hora antes do concerto

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.