Às 9h20 desta segunda-feira (2), a cidade do Rio de Janeiro entrou no Nível de Calor 2 (NC2). De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, este nível, o segundo em uma escala de cinco, é caracterizado pela “previsão ou registro de índices de calor tanto em temperatura, como na umidade, entre 36ºC e 40ºC, por um período de um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais”.
A previsão para hoje é de temperatura máxima de 40°C, devido a áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria. Segundo o Alerta Rio, essas condições devem persistir ao longo do dia. Para amanhã (3) e quarta-feira, a previsão indica queda nas temperaturas com a passagem da frente fria.
O Sistema Alerta Rio mantém o monitoramento das condições meteorológicas, e eventuais atualizações serão divulgadas nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações.
Diante do calor intenso, a Prefeitura do Rio recomenda à população:
- Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas naturais, sem açúcar, mesmo sem sentir sede.
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas.
- Usar roupas leves e frescas.
- Evitar bebidas alcoólicas e as com alto teor de açúcar, para prevenir a desidratação.
- Evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
- Com relação aos animais de estimação, evitar passeios entre 10h e 16h e verificar a temperatura do solo. “Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental”, alertou a prefeitura.
- Acompanhar as redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde para se manter informado sobre os níveis de calor na cidade.
- Manter a rotina de medicamentos, pois o calor pode agravar problemas de saúde para quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca. “Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede”, acrescentou a prefeitura.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio esclareceu que “o nível de calor não altera os estágios operacionais da cidade” e que o Rio permanece em Estágio 1.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.