Finanças

Renda Passiva e Renda Ativa: Tem diferença?

Renda Passiva e Renda Ativa são classificações para definir as formas que se pode conseguir uma renda. Cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser combinadas para que se tenha uma saúde financeira bem tranquila no curto e longo prazo.

Renda Passiva e Renda Ativa são classificações para definir as formas que se pode conseguir uma renda. Cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser combinadas para que se tenha uma saúde financeira bem tranquila no curto e longo prazo.


Renda Ativa


Renda Ativa é aquela que vem de esforço contínuo, como trabalhar em um emprego ou operar um negócio. A vantagem da renda ativa é que ela é geralmente mais previsível, estável e geralmente maior do que a renda passiva.

A desvantagem é que ela requer esforço contínuo para mantê-la, o que pode ser cansativo, estressante e depende de fatores de limitação na geração de renda principalmente pela questão do tempo e capacidade produtiva.

Exemplos de renda ativa incluem:


• Trabalhar em um emprego de tempo integral
• Operar um negócio
• Vender produtos ou serviços


Renda Passiva


Renda Passiva, por outro lado, é aquela que vem de fontes que não requerem esforço contínuo para mantê-la. A vantagem da renda passiva é que, uma vez que você tenha estabelecido a fonte, ela pode gerar renda sem que você precise trabalhar para isso, te proporcionando muito tempo livre.

Uma desvantagem é que pode ser difícil estabelecer a fonte inicial de renda passiva, isso pode exigir muito investimento inicial, seja ele em dinheiro ou em tempo para criação da origem dessa fonte de renda. Além disso, no curto prazo esse investimento pode não gerar uma renda alta.


Exemplos de renda passiva incluem:


• Investir em títulos do governo e receber juros
• Alugar um imóvel e receber aluguel
• Se tornar sócio de um empreendimento e receber dividendos
• Investir no mercado financeiro

Qual a melhor opção de fonte de renda?


Devemos buscar as duas. Ambas as fontes de renda têm suas vantagens e desvantagens. A renda passiva pode ser uma ótima maneira de construir riqueza a longo prazo, mas depende de investimento inicial. A renda ativa é uma ótima maneira de construir riqueza no curto prazo, mas requer esforço contínuo. Então é importante considerar ambos os tipos de renda e encontrar formas para que essas rendas aumentem.

Combinando a renda passiva e a sua renda ativa, com certeza você irá conseguir enriquecer e expandir sua fortuna ao longo do tempo. Utilize sua renda ativa para impulsionar cada vez mais sua renda passiva e tenha muito mais independência e tranquilidade financeira no futuro.

Fabrício de Oliveira

Contador com registro ativo no conselho de classe, com 6 anos de atividade no setor contábil privado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo