Finanças

Tudo sobre Tesouro Direto, o investimento mas seguro do Brasil

Saiba tudo sobre o Tesouro Direto, o investimento mais seguro do Brasil.

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3. Lançado em 2002 com o objetivo de democratizar os investimentos em títulos públicos. Isso ocorre pois todas as operações são feitas por meio digital, pelo próprio site do Tesouro Direto, aplicativo oficial ou por intermédio de corretoras e permitem aplicações que partem de R$30,00.

Os investimentos em Tesouro Direto são considerados o investimento mais seguro do Brasil, pois é garantido pelo Tesouro Nacional. Por esse baixo risco, ele é o tipo de investimento recomendado para compor a reserva de emergência de todo investidor. Basicamente o consiste em emprestar dinheiro para o governo em troca de rendimentos. É um investimento em renda fixa, mas que a taxa de rendimento depende do tipo de título que é adquirido.

Títulos prefixados, pós-fixados e híbridos do Tesouro Direto

Os títulos pós-fixados tem uma taxa de rendimento variável que vão seguir os indicadores da taxa básica de juros (Selic) ou da inflação (IPCA). Com isso, ao comprar um titulo desses não se sabe exatamente quanto será o rendimento total ao vencimento do título. Mas sabe-se que seguirá a variação de uma dessas duas taxas.

Os títulos prefixados tem uma taxa de rendimento determinada no momento da compra e não mudam até o vencimento do título. Isso faz com que esses investimentos tenham potencial de ser mais ou menos rentáveis que os pós-fixados, a depender da taxa contratada e das variações das taxas Selic e IPCA.

Títulos híbridos tem seu rendimento vinculada a inflação, taxa IPCA, e ainda são acrescidos de uma taxa fixa contratada no momento da compra. São uma mescla dos outros dois tipos de título.

Cuidado com o vencimento:

O investimento só gera seu total rendimento prometido na data do seu vencimento, que é definida na data da compra do título. Com isso, se precisar resgatar um título prefixado ou indexado à inflação existe a possibilidade de ter prejuízo e receber menos que o valor aplicado, isso não ocorre no Tesouro Selic, que tem rendimento diário e não traz esse risco.

Os títulos podem ter rendimento diário ou rendimento semestral que são definidos no atoa da compra. É muito importante escolher o melhor tipo de título para sua situação, se pretende formar sua reserva de emergência que pode ser resgatada a qualquer momento, não é recomendada a compra de títulos prefixado ou com juros trimestrais, esses devem compor a carteira de quem já tem essa reserva constituída e quer diversificar com renda fixa.

Fabrício de Oliveira

Contador com registro ativo no conselho de classe, com 6 anos de atividade no setor contábil privado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo