Parnamirim

Banco de Leite Humano necessita de mais doadoras em Parnamirim

Um único pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia

O banco de leite humano do Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA) está com baixa demanda de doadoras de leite materno. Situação acaba não suprindo a necessidade de atender os bebês dos leitos de médio risco e, principalmente, os bebês da UTI Neonatal, os quais são prioridade.

Na última semana, o Banco de Leite recebeu apenas 5 litros de leite materno, enquanto o ideal são, pelo menos, 30 litros por mês, número que segue de acordo com a demanda atual de nascimentos que são entre 300 e 350 na Divino Amor. O Banco de Leite Humano chegou a receber mais de 70 litros por mês.

O leite coletado passa por pasteurização, processamento e rigoroso controle de qualidade. Após o processo, permanece no mínimo 48 horas para ser liberado para consumo. Além disso, o Divino Amor oferece todo o suporte para as mães que querem doar. Um carro com profissionais é disponibilizado para acompanhar e buscar a doação em domicílio.

A diretora do HMDA, Ana Michele, explica a importância de doar leite materno. “Precisamos destacar a importância da Maternidade Divino Amor na rede materno-infantil, especialmente o nosso Banco de Leite, totalmente estruturado, inclusive acabamos de receber emendas de equipamentos novos. O mais importante é a participação da sociedade e da coletividade, especialmente das doadoras. Solicitamos que as mulheres em fase de amamentação que venham, que doem e participem, até porque o leite materno é vida, é um alimento completo que traz todos os nutrientes, muito importantes para imunidade do bebê”, disse.

Nossa grande preocupação, enquanto gestão do HMDA, hoje, é a nossa UTI Neonatal, que é referência no Estado, e possui 10 leitos, os quais se encontram com 100% de ocupação. Nos preocupamos, pois além das demandas externas, onde chegamos a doar para outras instituições, temos ainda, a nossa demanda interna, especialmente da UTI. São bebês extremamente prematuros, vulneráveis, e o leite materno é essencial no desenvolvimento desses recém-nascidos. Pedimos que as mamães participem e colaborem”, completou.

Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, apenas 1 ml já é o suficiente para nutri-lo a cada vez que for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas mães, como os da UTI Neonatal, têm a chance de receber os benefícios do leite materno através das doadoras. A partir da doação do leite, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Para mais informações, a Maternidade Divino Amor disponibiliza o seguinte telefone: 3272-4367 (Banco de Leite).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.