Com as temperaturas em altas no hemisfério norte no verão, a Nissan espera que o dispositivo Rear Door Alert (RDA ou alerta de portas traseiras) ajude a diminuir as preocupações associadas ao calor intenso dentro dos veículos.
Elsa Foley, engenheira industrial e mãe de dois filhos, e Marlene Mendoza, engenheira mecânica que tem três filhos, decidiram pensar em algo que lembrasse os motoristas de verificar os bancos traseiros antes de sair do veículo. “Percebemos que teríamos realmente que fazer algo quando a Marlene descobriu, em uma manhã, que havia esquecido uma travessa de lasanha no banco traseiro do carro desde a noite anterior depois de voltar de um longo dia de trabalho”, comentou Elsa. “O pior é que o carro ficou com aquele cheiro durante vários dias. Isso me fez pensar ‘e se ela tivesse esquecido algo muito mais importante’?”
As duas engenheiras da Nissan apresentaram a ideia e, quando Marlene estava grávida de oito meses, o projeto entrou em fase de desenvolvimento no Centro Tecnológico da Nissan América do Norte (NTCNA – Nissan Technical Center North America), em Farmington Hills, Michigan. O novo dispositivo RDA será utilizado pela primeira vez como item de série no utilitário esportivo Nissan Pathfinder, cujo modelo 2018 será lançado em setembro, sendo posteriormente oferecido em outros modelos Nissan nos próximos anos.
O novo sistema vai ajudar os proprietários de veículos Nissan a se lembrar de verificar o banco traseiro por meio de uma série de alarmes conforme o motorista se distancia do veículo.
“O sistema RDA utiliza um alarme semelhante àquele utilizado pelo dispositivo de alerta de pressão dos pneus da Nissan, cujo uso já é um sucesso entre os proprietários”, comentou Elsa. “É mais provável que você volte sua atenção para o veículo estacionado quando você está de saída, se ouvir um alerta sonoro, em comparação com um simples alerta visual”.
https://www.youtube.com/watch?v=kaNkN44nk0E&feature=youtu.be
Como funciona
O RDA monitora as travas das portas traseiras para verificar se foram abertas ou fechadas antes e depois de um trajeto. Se o sistema detectar que uma porta traseira foi aberta ou fechada antes de um trajeto, mas não foi aberta novamente ao final do trajeto, considerando que o veículo está estacionado e a ignição desligada, o sistema dispara uma série de notificações, que começam com um alerta visual no painel de instrumentos e continua com disparos progressivos da buzina.
“A ideia é que, se você abrir uma porta traseira, seja para acomodar uma criança ou uma sacola no banco traseiro, quando você chegar ao seu destino, o veículo vai alertá-lo que você deve dar uma olhada no banco de trás antes de sair”, comentou Marlene. “Você não precisa fazer isso na correria, mas se não abrir a porta traseira novamente quando sair do veículo, queremos que pense por um instante sobre o que ficou no banco traseiro do carro”.
E como existem inúmeras situações em que o motorista pode simplesmente abrir uma das portas traseiras para deixar a mochila da academia, por exemplo, o sistema RDA pode ser facilmente configurado e desligado temporária ou permanentemente por meio de comandos no painel de instrumentos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.