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Hatchbacks: quais modelos ‘menos’ e ‘mais’ depreciaram no 1º semestre do ano?

Campeões de vendas, os hatches dominaram o mercado automotivo no início de 2019, de acordo com a Fenabrave. O tamanho, a versatilidade e economia chamam atenção dos consumidores tornando a categoria mais popular entre os brasileiros. Mas vale a pena investir na compra deste carro?

Para ajudar em uma melhor decisão de compra e venda, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, fez uma análise dos hatchbacks que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.

O Yaris, hatch da Toyota, abre o ranking com a menor taxa de depreciação em 2,01% após um ano de uso. Em seguida, a alemã Volkswagen conta com a dobradinha Gol e Fox, com 2,27% e 2,65% em perda de valor, respectivamente. A Mercedes-Benz garante posição ainda no TOP 5 com a queda de 3,23% do Classe A, seguido do compacto Caoa Chery QQ, que perde 3,96%.

Em contrapartida, os dois hatches que mais perderam valor no período pertencem a Ford. Os populares Ford Ka e Ford Focus se posicionam no ranking com 14,12% e 16,18% de depreciação, respectivamente.

Confira abaixo a relação completa com os modelos e as menores e maiores taxas de depreciação dos seis primeiros meses de 2019:

MARCA/MODELODepreciação:Jan/19 a Jun/19
Toyota Yaris Hatch-2,01%
Volkswagen Golf-2,27%
Volkswagen Fox-2,65%
Mercedes-Benz Classe A-3,23%
Caoa Chery QQ-3,96%
Toyota Etios Hatch-4,55%
Volkswagen Polo-4,57%
Volkswagen Gol-5,07%
Nissan March-6,11%
Hyundai HB20-6,68%
Fiat Argo-7,11%
Peugeot 208-7,11%
VW UP!-8,17%
Citroen C3-9,41%
Fiat Mobi-9,59%
Peugeot 308-10,57%
BMW i3-10,75%
Chevrolet Onix-10,96%
Renault Sandero-10,99%
Renault Kwid-11,67%
Fiat Uno-13,58%
Ford Ka-14,12%
Ford Focus-16,18%

Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação ao seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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