Nesta semana, é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, data que celebra a consciência vegana. Segundo pesquisa mais recente realizada pelo Ibope, no ano de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os adeptos do veganismo no Brasil totalizam 7 milhões, dentre os 30 milhões que têm uma alimentação vegetariana.
Atendendo à demanda desse público, o Pão de Açúcar foi pioneiro no grande varejo alimentar a comercializar produtos plant based (à base de plantas) há quatro anos, quando a categoria chegou ao Brasil. Prova da adesão de consumidores, entre os anos de 2020 e 2021 as vendas dessa categoria cresceram a uma média constante acima de 150%.
Importante explicar que o veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e que, consequentemente, promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal, segundo o grupo The Vegan Society, que criou o termo “Veganismo” em 1944 no Reino Unido. A pandemia mostrou um aumento no consumo desses itens, o que representa um maior percentual de pessoas que buscam alternativas alimentares.
Para impulsionar essa nova tendência, o Pão de Açúcar sempre atua junto à indústria na busca de reduzir os custos para tornar a categoria plant based mais acessível aos consumidores em geral. Com um sortimento amplo e diversificado, os clientes podem usar toda a sua criatividade para experimentar receitas saborosas e celebrar esta data também importante para o meio ambiente.
Para garantir o acesso a esses produtos e estimular seu consumo, a rede conta com estratégias, como constantes ativações nas lojas, por exemplo, degustações dos produtos à base de plantas: frangos, almôndegas e hambúrgueres, por exemplo. Em algumas unidades da rede já há um espaço próprio nos freezers dos itens congelados, chamado “Feito de Plantas”, que reúne apenas o mix de itens “plant based” do segmento. Os produtos têm sido procurados também por pessoas flexitarianas – que têm interesse em provar alternativas e buscam alternativas a produtos de origem animal, mas sem seguir necessariamente uma alimentação vegana ou vegetariana.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.