Fundada em 1903, nos Estados Unidos, a Ford chegou no Brasil oficialmente em 1919, em São Paulo, para se tornar a primeira montadora a se instalar no país. Hoje, a marca americana possui fábricas em Taubaté, Tatuí, São Bernardo do Campo e Camaçari, onde comercializa ao redor de 250 mil carros por ano.
A Ford tem mostrado comprometimento em continuar investindo em carros e veículos no Brasil nos próximos anos. Se bem continua atualizando alguns dos seus modelos mais clássicos, a montadora americana apresenta inovações para agitar o mercado automobilístico em 2021. Dê uma conferida nos principais modelos de Carros Novos Ford para o próximo ano:
- KA Sedã 2021: familiar e acessível
O modelo que está à venda há mais de cinco anos no mercado brasileiro (desde 2014) para substituir o Ford Fiesta Sedan é a opção mais acessível da marca na sua categoria (sedã compacto).
Está disponível atualmente em seis versões, SE, SE PLUS (com motores 1.0 e 1.5 e câmbio manual de cinco marchas) e a topo de linha, Titanium (motor 1.5 e câmbio automático de seis velocidades). Todas se destacam pela potência e eficiência, já que a picape oferece excelente economia de combustível.
Para a geração 2021, o Ka Sedã manteve várias das mudanças da última atualização, mas também adicionou alguns itens interessantes de equipamento, conforto e segurança, como airbags frontais, laterais, câmera de ré, partida por botão, sensor de estacionamento traseiro, destravamento de portas sem chave e assistente de partida em rampas (HLA).
No visual exterior, adotou um novo para-choque dianteiro, que deixa ver os faróis de neblina. Também, novas rodas de liga-leve, retoques no para-choque traseiro e lanternas traseiras com pequenas aletas para reduzir o arrasto na parte traseira.
O Ka Sedã 2021 possui um amplo porta-malas e acabamento interno superior, uma ótima opção para os desejos e necessidades de toda a família.
- Ford Territory: SUV com espaço, conectividade e tecnologia
A montadora americana finalmente lançou o Territory, importado da China, para concorrer no segmento de SUV médio. O modelo vem em duas versões de acabamento (SEL e Titanium) e uma só de motor (1.5 com injeção direta e turbo de 150 cv de potência movido somente a gasolina), com câmbio automático de oito marchas.
Como destaque, o Ford Territory oferece um espaço interior muito amplo. O porta-malas acomoda 348 litros e a medida do banco de frente ao teto é de 1 metro, e a distância entre o banco de frente e o traseiro é de 8,98 cm, bem maior que as competidoras.
Para ser vendido no Brasil, foram adotadas algumas medidas para ajustar o SUV às condições de rodagem existentes (ganhou mudanças no conjunto de suspensão) e atender ao gosto dos consumidores. Destaca-se o isolamento acústico reforçado (não dá para perceber quase nenhum ruído vindo do motor).
O Ford Territory conta com muitos itens de segurança ativa, como controle de velocidade cruzeiro, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência. Em relação ao conforto, no interior o SUV é todo acolchoado, imitando madeira, com detalhes que dão um visual muito elegante.
O kit multimídia é muito completo, com tela táctil de 10 polegadas de alta resolução, com a possibilidade de optar por até quatro telas simultâneas e visualizar vários aplicativos ao mesmo tempo. Como falha, o sistema ainda não possui comando para sistema Android wireless (somente o Apple CarPlay pode ser usado sem cabo).
Outra questão interessante é o baixo custo de manutenção, com as revisões custando quase 40% menos que a concorrência (isso é um bom diferencial já que o segmento tem custo bastante alto para as revisões).
- Ford Ranger: picape clássica, robusta e tecnológica
Clássica picape média da montadora americana. Combina um conjunto mecânico potente com interessantes recursos de tecnologia, conforto e segurança. Vem em 7 versões: XL (cabina simples ou dupla), XLS, XLT Storm (novidade desse ano!) e Limited.
Para a geração 2021, a Ford retirou os antigos motores flex à gasolina e substituiu por dois motores turbodiesel 2.2, bem potentes, com tração 4×2, ou 4×4 nas primeiras versões e no topo de linha (XLT, Storm e Limited), motor 3.2 turbodiesel e tração 4×4.
O visual foi levemente atualizado, especialmente na dianteira, com detalhes de bom gosto como grade cromada e arredondada, redesenho de para-choque, luzes em LED, rodas de liga leve de 18 polegadas com nova pintura. As cores disponíveis para a picape são agora sete, a novidade é que pode ser adquirida na opção azul Belize.
Como destaque, a tampa da caçamba possui um prático assistente de abertura e fechamento que diminui seu peso significativamente.
No interior, somente as versões topo de linha são bem completas, com replicador de seta, banco do motorista regulável, volante e bancos em couro, vidros elétricos one-touch e sensor de chuva. As versões mais básicas priorizam praticidade.
Pelos equipamentos tecnológicos, a Ford Ranger é uma das opções mais tecnológicas do segmento. A picape oferece direção elétrica, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, espelhamento de celulares, conexão USB, GPS integrado, ar-condicionado digital (de duas zonas), faróis de neblina, câmera de ré e sete airbags.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.