Agenda Cultural

Teatro da Cultura Popular e Cineclube exibem “Semana do Filme Cult”

Parece que foi ontem, mas já faz 10 anos. Desde 2007, ininterruptamente, o Cineclube Natal e o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel se unem para trazer a Natal uma série de filmes malditos, manchados, injustamente relegados às prateleiras de colecionadores. A Semana do Filme Cult, atividade inscrita no calendário cultural de Natal com boas lembranças e ansiedade cativa, chega à sua décima edição. Desta vez, com vampiros, numa seleção que une o horror, o gore e o risível. Sem perder a principal característica: a escolha de filmes cultuados e pouco acessíveis.

De 17 a 22 de maio, no Teatro de Cultura Popular , sempre às 19h e com um bate-papo posterior, seis longas-metragens serão exibidos: “A Maldição do Demônio” (Black Sunday), “The Rape of the Vampire”, “Sonhos Alucinantes” (Let’s Scare Jessica to Death), “Fome de Viver” (The Hunger), “Subspecies – A Geração Vamp” (Subspecies), e “O que Fazemos nas Sombras” (What We Do in the Shadows).

O Teatro de Cultura Popular (TCP) é mantido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

Diversidade

Passando por cinco décadas de produção, muitas vezes independente e relegada aos horários noturnos da programação televisiva (“se” relegada), os seis filmes trazem um panorama diverso da criatividade vampiresca. A começar, “A Maldição do Demônio”, um dos filmes mais admirados do italiano Mario Bava, que influenciou a carreira de muitos diretores do cinema B. O filme também iniciou a carreira no horror da atriz Barbara Steele e é conhecido por sua primorosa fotografia.

Da mesma década de 60, em seu final, “The Rape of the Vampire” (sem lançamento no Brasil), de Jean Rollin, é um manifesto feminista de quatro irmãs vampiras, numa instigante mistura de horror e erotismo, que são marcas do diretor.

Da década de 70, “Sonhos Alucinantes” (Let’s Scare Jessica to Death), o peculiar filme que mistura vampirismo e história de fantasmas, preferido do escritor Stephen King.
Também entraram na mostra deste ano o idolatrado filme oitentista “Fome de Viver”, do diretor Tony Scott, com David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon.

E “Subspecies – A Geração Vamp”, de 1992, de Ted Nicolau, típico exemplar de filme que pode ser hoje facilmente considerado “trash”, mas que fez uso criativo do pouco orçamento de que dispunha, gerando uma cultuada trilogia com o carismático e diabólico vampiro “Radu”.

SERVIÇO
X Semana do Filme Cult
Horário: 19h
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Rua Jundiái,641, Tirol)
Ingressos: R$ 5,00

Programação:

17/05 -A Maldição do Demônio
18/05 – The Rape Of The Vampire
19/05 – Sonhos Alucinantes
20/05 – Fome de Viver
21/05 – Subspecies – A Geração Vamp
22/05 – O Que Fazemos nas Sombras

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.